Saúde

 

Publicado em: 06/02/2017 09:28

Vacina contra o HPV também está disponível para meninos


Whatsapp

 

Vacina contra o HPV também está disponível para meninos Vacina contra o HPV também está disponível para meninos

 

Meninos de 12 e 13 anos já podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para se vacinar contra o papiloma vírus humano (HPV). A vacina, que já faz parte do calendário vacinal de meninas desde 2014, passou a fazer parte da rotina dos adolescentes desde o começo deste ano. Segundo o Ministério da Saúde, a faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos. A vacinação para o sexo feminino vai de 9 a 14 anos.

 

Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel, a vacina está disponível gratuitamente em todas as UBS de Ibiporã, tanto para meninos, como para meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas. Para se imunizar, é necessário levar Carteira de Vacinação, Cartão SUS e um documento de identificação.

 

O esquema vacinal contra o HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica. 

 

A vacina disponibilizada pelo SUS é quadrivalente, conferindo proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. "A estratégia de vacinar meninos é protegê-los contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. Já nas meninas, a vacina protege principalmente contra o câncer de colo de útero, terceiro mais incidente na população feminina no Brasil", ressalta Sebastiana.

 

A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. 

 


Vacina meningocócica C Conjugada

 

 

Os adolescentes de 12 e 13 anos também têm direito a vacina meningocócica C conjugada para adolescentes de 12 e 13 anos. Essa medida foi adotada para proteger os adolescentes que ainda não tinham imunidade e estavam mais suscetíveis a adquirir a doença. A vacina protege contra a meningite por Neisseria meningitidis do sorogrupo C, bactéria que mais causa óbitos.

 

 

Vacinas tríplice viral e varicela

 

A vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) passou a ser disponibilizada em duas doses para pessoas de 12 meses até 29 anos. Já as crianças até quatro anos passarão a receber uma dose da vacina varicela (atenuada). A introdução da segunda dose da tríplice viral para a população de 20 a 29 anos se dá devido à situação epidemiológica da caxumba nos últimos anos, que vem apresentando surtos, principalmente em adolescentes e jovens dessa faixa etária.

 

Serviço

 

Vacina contra o HPV

 

- Meninas: 9 a 14 anos

- Meninos: 12 e 13 anos

- Duas doses, com intervalo de seis meses entre elas

- Disponível gratuitamente em todas as UBS

- Levar documento de identificação, carteira de vacinação e Cartão SUS

 


Vacina meningocócica C Conjugada

 

- Adolescentes de 12 e 13 anos

- Reforço ou dose única, conforme situação vacinal

 

Tríplice viral

 

 - 2 doses até os 29 anos ou 1 dose em  maiores de 30 anos. Idade máxima: 49 anos

 

 


Imagens