Saúde

 

Publicado em: 08/03/2017 11:38

Campanha de vacinação contra dengue segue até 31 de março


Whatsapp

 

Campanha de vacinação contra dengue segue até 31 de março Campanha de vacinação contra dengue segue até 31 de março

 

A segunda etapa da campanha estadual de vacinação contra a dengue em 30 municípios do Paraná prossegue até 31 de março. As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para adolescentes e jovens entre 15 e 27 anos. Apenas nos municípios de Paranaguá e Assaí a faixa etária é diferente: dos 9 aos 44 anos. Isto se deve porque as duas cidades têm maior incidência da doença.

 

Segundo o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da campanha, na sexta-feira (03), até terça-feira (07) 663 doses haviam sido aplicadas em Ibiporã, sendo 115 a primeira e 548 a segunda dose. No sábado (04), Dia D da Campanha de Vacinação, quando todas as unidades de saúde da zona urbana ficaram abertas para imunizar o público-alvo 341 doses foram aplicadas.

 

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar todas as 4.370 pessoas que receberam a primeira dose da vacina em agosto/setembro de 2016. A cobertura vacinal da primeira etapa da campanha em Ibiporã ficou em 39,10%, abaixo da meta estipulada, que era de 80%. Por isso, o município estabeleceu algumas estratégias para aplicar a vacina das 6.805 pessoas que não receberam a primeira dose. "Além de disponibilizar a vacina gratuitamente em todas as unidades de saúde, estamos contando com a colaboração de cinco equipes da 17ª Regional de Saúde, de Londrina, que estão percorrendo o comércio, bairros, cooperativas e fábricas. Os servidores também estão indo até as escolas e faculdade fazer a vacinação. Na zona rural os Agentes Comunitários de Saúde vacinam as pessoas nas próprias residências. Além disso, estamos com uma intensa divulgação na mídia e fazendo o chamamento do público por meio de cartas, SMS e redes sociais", informa a coordenadora de Epidemiologia, Sebastiana Caetano Riechel.

 

No próximo sábado (11) haverá vacinação durante todo o dia na Praça Pio XII e em postos volantes instalados em mercados da área central. No dia 25, um sábado, as unidades de saúde do centro abrirão novamente das 9 às 17 horas exclusivamente para imunizar as pessoas que não têm tempo de procurar uma unidade de saúde durante a semana.

 

 

Imunização

 

 

A vacina tem três doses, e elas devem ser tomadas a cada seis meses. A imunização é completa após a aplicação de três doses, as quais não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças (precisa dar intervalo de um mês). De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa) do Estado, quem não foi imunizado na primeira fase da campanha pode receber a vacina nesta nova etapa. Ela é contraindicada apenas para gestantes, mulheres que amamentam e imunodeprimidos.

 

Para se imunizar é necessário apresentar os seguintes documentos: documento oficial com foto, comprovante de endereço, carteira de vacinação e cartão SUS, caso os possua. "A vacina é eficaz contra todos os tipos de dengue (quatro sorotipos) e reduz em 93% os casos graves da doença, aqueles que levam ao óbito.  .A imunização busca diminuir a circulação viral da dengue pelo estado. Por isso é muito importante o apoio e incentivo dos pais para que os jovens e adolescentes sejam imunizados, pois além de proteger a pessoa que tomou a vacina, evita a transmissão para outros", ressalta Sebastiana.

 

O Paraná é o primeiro das Américas a fazer uma campanha pública contra a dengue. A Dengvaxia, vacina produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur, é pioneira no mundo e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2015, depois de 20 anos de pesquisa e a comprovação de sua efetividade (eficácia global de 66%).

 

 

Dengue em Ibiporã

 

 

Em Ibiporã, conforme o setor de Epidemiologia, de agosto de 2016 até o dia 06 de março foram notificados 390 casos de dengue, sendo sete confirmados, todos autóctones (contraídos no próprio município).

 

Durante todo o ano passado foram notificados 2.599 casos de dengue em Ibiporã, sendo 1.413 positivos - todos autóctones. Também foram contabilizados cinco casos de zika vírus no ano passado. "Apesar de o município estar em uma situação relativamente tranquila, o calor aliado às recentes chuvas são o cenário ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, estamos em alerta e a vacina é uma estratégia essencial para o controle da doença", declara a secretária de Saúde, Andrea Stroka.

 

 

Previna-se contra a dengue, zika e febre chikungunya

 

 

 

- Mantenha seu quintal limpo e sem lixo;

 

 - Use repelente;

 

 - Não deixe o corpo exposto, use roupas que protejam braços e pernas;

 

 - Use inseticida dentro de casa durante o dia, principalmente atrás dos móveis e em cantos escuros;

 

 - Instale telas nas janelas para evitar que o mosquito entre;

 

- Mantenha as portas fechadas;

 

 - Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão;

 

- Jogue no lixo tudo o que acumula água. Ex.: tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro, etc;

 

 - Evite plantas que acumulam água, como as bromélias. Sempre coloque areia nos pratos de todos os vasos de plantas;

 

- Tire folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas;

 

 - Deixe sempre a caixa d'agua fechada;

 

- Vistorie reservatórios de climatizadores e bandejas externas de geladeiras

 

 

 

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde)

 

 

Serviço

 

2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Dengue

 

Quando: até 31 de março

 

Onde: em todas as UBSs

 

Quem pode se imunizar: faixa etária dos 15 aos 27 anos

 

O que levar: documento oficial com foto, comprovante de endereço, carteira de vacinação e cartão SUS, caso os possua

 

 

 


Imagens