SAMAE

Publicado em: 21/03/2017 15:47

Ibiporã celebra Dia Mundial da Água de maneira diferente

Ibiporã celebra Dia Mundial da Água de maneira diferente Ibiporã celebra Dia Mundial da Água de maneira diferente

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Câmara Municipal de Ibiporã assinam nesta quarta-feira, às 8 horas, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Recanto dos Baixinhos, um termo de compromisso visando à promoção do uso racional da água e para a conservação do meio ambiente. Na oportunidade, o prefeito João Coloniezi acionará o sistema de captação e armazenamento da água da chuva do CMEI.

O Termo de Compromisso visa estabelecer condições de mútua cooperação entre as partes para o uso racional de água no âmbito da administração pública municipal, coleta de chuva para posterior reuso em atividades que não seja a de potabilidade direta, bem como a utilização de tecnologias modernas objetivando a redução de gastos públicos despendidos com o tratamento, distribuição, perdas e desperdício de água.

Entre as obrigações estabelecidas estão a redução do consumo de água nos prédios públicos municipais; monitoramento diário do consumo de água para identificar, de imediato, a ocorrência de vazamentos em instalações hidráulicas; aproveitamento da água, agregando ao sistema hidráulico elementos que possibilitem a captação, transporte, armazenamento e seu aproveitamento; redução do nível de perda de água servida pelo Samae, e implantação de um Programa Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em todos os prédios públicos.

De acordo com o Termo de Compromisso, as partes envolvidas deverão arcar com as despesas necessárias ao cumprimento das obrigações assumidas. O prazo para o seu cumprimento será de três anos e terá vigência de 45 meses, a partir da data de sua assinatura. "A água é um bem natural finito, e já escasso em algumas partes do planeta. É necessário utilizar de maneira sustentável este recurso essencial à vida. Em Ibiporã, se os prédios públicos fossem obrigados a pagar a conta de água o gasto mensal seria de R$100 mil. Se reduzíssemos o consumo de água pela metade a economia anual chegaria a R$600 mil por ano", exemplifica o vice-prefeito e diretor presidente do Samae, Beto Baccarim. Conforme Baccarim, a primeira medida é fazer um levantamento e diagnóstico do sistema de captação e armazenamento da água nos prédios públicos para traçar um plano de ação.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992, como forma de chamar a atenção para a importância da água doce e defender o manejo sustentável dos recursos hídricos. Cada ano, destaca-se um aspecto específico e neste, o foco principal é aumentar o debate sobre as águas residuais (esgoto) de modo a garantir a meta 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável "reduzir a proporção de águas residuais não tratadas e aumentar a reciclagem da água e a reutilização segura".

Ibiporã presta um serviço de saneamento básico de excelência. Desde 1968 o município conta com um serviço municipal autônomo de água e esgoto, com altos índices de qualidade quando o assunto é água tratada, esgoto coletado e tratamento e gerenciamento de resíduos sólidos.

Toda a água distribuída pelo é tratada, clorada e fluoretada, atendendo aos padrões de qualidade e potabilidade fixados pelo Ministério da Saúde. Atualmente o serviço de abastecimento de água conta com duas unidades de captação e recalque, uma no Ribeirão Jacutinga e outra no Poço do Aquífero Guarani, que oferece água de excelente qualidade, com propriedades minerais, atendendo 100% da população urbana e da zona rural. Outro fator de destaque é a rede de esgotos sanitários que atende toda a zona urbana, sendo totalmente tratado antes de ser lançado no corpo receptor - índice de destaque a nível nacional.

Serviço

Assinatura do Termo de Compromisso entre o Município de Ibiporã e a Natureza visando à promoção do uso racional da água e para a conservação do meio ambiente

Quando: 22 de março (quarta-feira)

Horário: 8 horas