Publicado em: 24/03/2017 13:43

Sábado é Dia de D de vacinação contra a dengue

Sábado é Dia de D de vacinação contra a dengue Sábado é Dia de D de vacinação contra a dengue

Neste sábado (25) acontece mais um Dia D de vacinação contra a dengue em Ibiporã. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana estarão abertas das 8 às 17 horas para imunizar gratuitamente adolescentes e jovens entre 15 e 27 anos que tenham tomado a primeira dose ou ainda não a tenham recebido. Também haverá equipes volantes tanto na zona rural como na urbana.

A vacina é contraindicada apenas para gestantes, mulheres que amamentam e imunodeprimidos.

Para se imunizar é necessário apresentar os seguintes documentos: documento oficial com foto, comprovante de endereço, carteira de vacinação e cartão SUS, caso os possua. Quem não conseguir se vacinar neste sábado, pode ir a qualquer UBS do município até a próxima sexta-feira (31), quando termina a campanha em todo o Estado.

A vacina tem três doses, e elas devem ser tomadas a cada seis meses. A imunização é completa após a aplicação de três doses, as quais não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças (precisa dar intervalo de um mês).

A vacina é eficaz contra todos os tipos de dengue (quatro sorotipos) e reduz em 93% os casos graves da doença, aqueles que levam ao óbito. "A imunização busca diminuir a circulação viral da dengue pelo estado. Por isso, é muito importante o apoio e incentivo dos pais para que os jovens e adolescentes sejam imunizados, pois além de proteger a pessoa que tomou a vacina, evita a transmissão para outros", ressalta a coordenadora de Epidemiologia, Sebastiana Caetano Riechel.

O Paraná é o primeiro das Américas a fazer uma campanha pública contra a dengue. A Dengvaxia, vacina produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur, é pioneira no mundo e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2015, depois de 20 anos de pesquisa e a comprovação de sua efetividade (eficácia global de 66%).

Números da Campanha

Segundo o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da campanha, na sexta-feira (03), até agora foram aplicadas 3.052 doses da vacina. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar todas as 4.370 pessoas que receberam a primeira dose da vacina em agosto/setembro de 2016. "Além de disponibilizar a vacina gratuitamente em todas as unidades de saúde, estamos contando com a colaboração de cinco equipes da 17ª Regional de Saúde, de Londrina, que estão percorrendo o comércio, bairros, cooperativas e fábricas. Os servidores também estão indo até as escolas e faculdade fazer a vacinação.

Na zona rural, os Agentes Comunitários de Saúde vacinam as pessoas nas próprias residências. Além disso, estamos com uma intensa divulgação na mídia, e fazendo o chamamento do público por meio de cartas, SMS e redes sociais", informa Sebastiana.

Dengue em Ibiporã

Em Ibiporã, conforme o setor de Epidemiologia, de agosto de 2016 até o dia 22 de março foram notificados 416 casos de dengue, sendo sete confirmados, todos autóctones (contraídos no próprio município). "Apesar de o município estar em uma situação relativamente tranquila, o calor aliado às recentes chuvas são o cenário ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, estamos em alerta e a vacina é uma estratégia essencial para o controle da doença", declara a secretária de Saúde, Andrea Stroka.

Previna-se contra a dengue, zika e febre chikungunya

- Mantenha seu quintal limpo e sem lixo;

- Use repelente;

- Não deixe o corpo exposto, use roupas que protejam braços e pernas;

- Use inseticida dentro de casa durante o dia, principalmente atrás dos móveis e em cantos escuros;

- Instale telas nas janelas para evitar que o mosquito entre;

- Mantenha as portas fechadas;

- Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão;

- Jogue no lixo tudo o que acumula água. Ex.: tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro, etc;

- Evite plantas que acumulam água, como as bromélias. Sempre coloque areia nos pratos de todos os vasos de plantas;

- Tire folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas;

- Deixe sempre a caixa d'agua fechada;

- Vistorie reservatórios de climatizadores e bandejas externas de geladeiras

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde)

Dia D da Campanha de Vacinação contra a Dengue

Quando: 25 de março (sábado)