Publicado em: 28/03/2017 11:14

Ibiporã recebe recurso para fortalecer atendimento à população de rua

Ibiporã recebe recurso para fortalecer atendimento à população de rua Ibiporã recebe recurso para fortalecer atendimento à população de rua

Ibiporã foi um dos 27 municípios paranaenses contemplados com R$ 5,2 milhões de investimentos do governo estadual para reforçar o atendimento à população de rua. O prefeito João Coloniezi e a secretária de Assistência Social, Lívia Suguihiro, estiveram em Curitiba na quinta-feira (23) para assinar o termo de adesão ao cofinanciamento em solenidade que contou com as presenças do governador Beto Richa, da secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, prefeitos e secretários municipais de assistência social.

Os recursos são destinados aos municípios de Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Astorga, Cambé, Campo Largo, Campo Magro, Cascavel, Curitiba, Colombo, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Ibiporã, Londrina, Marialva, Maringá, Paiçandu, Paranaguá, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Rolândia, São José dos Pinhais, Sarandi, Toledo e Umuarama.

Ibiporã foi escolhida por integrar a Região Metropolitana de Londrina e para executar o atendimento receberá R$7.500/mês para o serviço de abordagem à população em situação de rua e R$ 9.750,00/mês para o serviço de acolhimento a esta população. "Em Ibiporã já realizamos o atendimento à população em situação de rua, porém, sem cofinanciamento do Governo Federal ou Estadual. Com o repasse do Governo Estadual, ampliaremos o atendimento, uma vez que há possibilidade de contratação de profissionais com o recurso. Além disso, teremos um local para encaminhar essa população (caso a pessoa queira), para realizar alimentação, higiene, entre outros. A abordagem será realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o serviço de acolhimento provavelmente será realizado por meio de parceria com uma Organização da Sociedade Civil", informa Lívia.

A seleção dos municípios contemplados com os recursos foi feita a partir do Cadastro Único de Assistência Social. Os municípios habilitados foram selecionados segundo critérios do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). Os recursos são do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), repassados diretamente aos fundos municipais. "A liberação deste recurso é um passo importante na atenção à população que se encontra em situação de vulnerabilidade, morando nas ruas. É complicado, para as prefeituras, dar assistência a esta população. Com esta verba conseguiremos melhorar e ampliar os atendimentos que já são oferecidos", ressalta o prefeito de Ibiporã.

Capacitação

Na oportunidade, Lívia Suguihiro, a assistente social Adriana Ramos e a psicóloga Ana Paula Ribeiro participaram de uma capacitação voltada aos gestores e técnicos municipais sobre as estratégias para a expansão dos serviços, que se estendeu até sexta-feira (24).

Na programação, palestras com as representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Mariana de Sousa Machado Neris, que falou sobre os direitos socioassistenciais à pessoa em situação de rua, e Bárbara Cezar Cavalcante, que orientou sobre o serviço de abordagem social.