Publicado em: 12/04/2017 12:59

Frequentadores do CAPS participam de almoço de Páscoa

Frequentadores do CAPS participam de almoço de Páscoa Frequentadores do CAPS participam de almoço de Páscoa

O governo municipal, por meio da Secretaria da Saúde, oportunizou um momento especial aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) e do Centro de Atenção Psicossocial Adulto. Cerca de 100 frequentadores participaram na semana passada de um almoço de Páscoa em um restaurante de Ibiporã.

No cardápio, arroz branco, lasanha, carne e salada de tomate e alface. A confraternização do CAPS foi incrementada com a comemoração dos aniversariantes do primeiro trimestre, que ganharam doces e presentes. O prefeito João Coloniezi, a secretária de Saúde, Andréa Stroka, a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, a diretora de Saúde Mental, Ana Lúcia de Azevedo, e as equipes multiprofissionais do CAPSi e Adulto almoçaram com os pacientes.

Além de comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, o almoço ofertado pelo governo municipal é uma oportunidade de permitir a inclusão social e socialização dos frequentadores. "Apesar de estarem em sofrimento psíquico, os frequentadores dos CAPS podem conviver socialmente. Estas atividades externas estão inseridas dentro das propostas da instituição, que é a de acolher, auxiliar no estabelecimento de vínculos e apoiar os frequentadores em suas iniciativas de busca de autonomia", ressaltou Andréa.

Ao cumprimentar a equipe da Saúde pelos trabalhos desenvolvidos, o prefeito de Ibiporã enfatizou que momentos como este são importantes para que os pacientes possam se sentir valorizados. "É papel da administração municipal prestar este importante serviço à sociedade", concluiu João Coloniezi.

Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares.

Entre os serviços ofertados estão atendimento individual e/ou grupal, oficina terapêutica, grupos de orientação familiar, visitas domiciliares, oficina geradora de renda, atendimento médico, entre outros.