Publicado em: 18/04/2017 16:12

Primeira turma do “Desafio dos 100 Dias” de 2017 inicia atividades

Primeira turma do “Desafio dos 100 Dias” de 2017 inicia atividades Primeira turma do “Desafio dos 100 Dias” de 2017 inicia atividades

Rever hábitos e fazer as pazes com a balança. Estes foram os desafios propostos a um grupo de mulheres que iniciou no dia 10 o "Desafio dos 100 dias", programa da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que propõe aos participantes reeducação alimentar e adoção de hábitos saudáveis. Até o dia 14 de julho as desafiadas se reunirão três vezes por semana, durante duas horas, para participar de atividades relacionadas à atividade física, fisioterapia, nutrição, psicologia e acupuntura. A orientação é feita por uma equipe multiprofissional da rede básica de saúde. Todas as atividades são gratuitas.

No primeiro dia as participantes foram apresentadas ao projeto pelos profissionais que trabalharão com a turma. Elas também participaram de uma dinâmica de grupo para se socializarem e assinaram um termo de responsabilidade em que se comprometem a participar de todos os encontros e atividades propostos pelos profissionais do Nasf.

Entre dúvidas, medos e expectativas, as 'desafiadas' já foram esclarecidas de que o objetivo do programa não é a perda de peso, mas vai muito além - a melhora da qualidade de vida. "A readequação dos hábitos alimentares e a prática diária de exercícios físicos são muito mais importantes que os números da balança. Queremos que vocês coloquem em prática nossas orientações não apenas durante a vigência do projeto, mas a vida toda", comentou a nutricionista Ruth Yukiara Watanabe.

A psicóloga Márcia Vergínia Martins ressalta a importância de um acompanhamento multiprofissional para alcançar os objetivos propostos. "A obesidade é uma doença crônica complexa, multifatorial e o tratamento deve ser multidisciplinar. Com o acompanhamento nutricional, a pessoa aprende a preparar alimentos mais saudáveis, a acupuntura auxilia no controle da ansiedade e melhora do metabolismo; a atividade física e fisioterapia atuam na perda de peso e fortalecimento muscular; já a psicologia auxilia a resgatar a história de vida, expressar melhor os sentimentos e entender o que desencadeia o processo de compulsão alimentar", explica a psicóloga.

A conferente Maria Balduino Figuereido inscreveu-se no projeto porque precisa perder 20 quilos e diminuir a taxa de colesterol ruim (LDL). "Procuro ingerir frutas, verduras e legumes, mas também adoro doces, massas. Nossa família tem tendência a engordar. É perigoso. Creio que com o apoio multiprofissional e a ajuda do grupo emagrecerei com saúde", revelou Maria.

O "Desafio dos 100 dias", realizado duas vezes por ano, existe desde 2010 e já ajudou centenas de pessoas a emagrecer com saúde. "Embora não seja fácil mudar hábitos alimentares e estilo de vida, estamos obtendo bons resultados com o projeto, como a redução de peso, medidas, reeducação alimentar, melhoria dos exames de saúde e inserção da atividade física à rotina", revela a nutricionista do projeto.

Para participar do projeto é preciso ter idade de 18 a 65 anos, e estar com o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 27 kg/m² e 42 kg/m². É necessário também ter disponibilidade de horário e estar apto a realizar atividades físicas, pois os treinos são intensos e se o participante tiver problemas ortopédicos pode haver agravamento deste problema. Os encaminhamentos são feitos pelas Unidades Básicas de Saúde.

O Nasf também coordena o programa "Desafio Kids", que funciona nos mesmos moldes do "Desafio dos 100 Dias", mas é voltado para crianças entre quatro e 12 anos com sobrepeso ou obesidade. A previsão é que as atividades iniciem em maio.