Assistência Social

 

Publicado em: 16/05/2017 13:19

Passeatas marcam “Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” em Ibiporã


Whatsapp

 

Passeatas marcam “Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” em Ibiporã Passeatas marcam “Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” em Ibi

 

Por mais um ano Ibiporã participa da campanha "Faça Bonito" no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da rede de serviços representado pelo CRAS, Creas, Conselho Tutelar, Caps Infantil, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e secretarias municipais programou algumas atividades para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

 

A programação inicia-se nesta quarta-feira (17), às 8h30, com uma passeata pelas ruas do Conjunto Habitacional Miguel Petri. A passeata sairá da Escola Municipal Nelson João Sperandio e contará com a participação de alunos do 5º ano, professores e funcionários da instituição. O evento será finalizado com apresentações de teatro e dança nas imediações da escola.

 

Na quinta-feira (18), "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", haverá uma passeata com saída às 9 horas da Praça Eugênio Sperandio, em frente à Secretaria Municipal de Assistência Social, passando por algumas ruas centrais e encerramento na Praça Pio XII onde haverá a concentração final. Participarão do ato público alunos dos quintos anos das escolas municipais e particulares, da Escola de Formação e Cidadania (Esforci), Apae, entidades da rede socioassistencial, representantes da Administração Municipal, da sociedade civil e vereadores. (evento cancelado em função da chuva).

 

Encerrando a programação, na sexta-feira (19), às 8h30, está agendada uma passeata e ação comunitária na Praça do Jardim San Rafael. Crianças e adolescentes atendidos pelos Serviços de Fortalecimentos de Vínculos da unidade do San Rafael e o grupo de teatro Metanóia, do Espaço Vida, preparam apresentações artísticas acerca da temática. (evento cancelado em função da chuva).

 

Segundo a presidente do CMDCA, Débora Batista de Lima Borges, o objetivo da programação é sensibilizar a sociedade para assumir o compromisso no enfrentamento da violência sexual promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida. 

 

Durante o ano de 2016 o Conselho Tutelar de Ibiporã atendeu 439 casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, sendo 44 registros de abuso ou exploração sexual. Já o Centro Especializado de Referência de Assistência Social (Creas) notificou 53 casos de violência contra crianças e adolescentes, sendo 25 de abuso sexual e seis de exploração, totalizando 31 casos, 58% do total de atendimentos.

 

Em muitos dos casos registrados os abusadores foram vizinhos. Os diversos tipos de violência raramente ocorrem de maneira isolada. Como exemplo de casos que afetam o público infanto-juvenil está a negligência (abandono) e as violências físicas (agressão, cárcere privado, homicídio, maus tratos), psicológicas (ameaça, chantagem e perseguição) e sexuais (abuso, estupro, exploração, grooming (assédio sexual na Internet), sexting (vídeos de nudez, eróticas ou pornográficas).

 

18 de Maio

 

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela lei federal 9.970/00, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas oito anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes. Vinte e sete anos depois, a data de sua morte foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.

 

Serviço:

 

 

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

 

Programação:

 

 

  • 17/05 (quarta-feira) - 8h30/ Passeatacom saída da Escola Municipal Nelson João Sperandio - Rua Maria Cândida de Jesus, 102. Conj. Miguel Petri);

 

 

  • 18/05 (quinta-feira) - 9h/Sec. de Assistência Social-Praça Eugênio Sperandio (em frente aoCentro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã - antiga Ferroviária) - Passeata em defesa da criança e do adolescente. O trajeto a ser percorrido terá como saída a Praça Eugênio Esperândio, subindo a Rua André Sert, Avenida Paraná, chegando até ao mercado Almeida e retornando até a Praça Pio XII, onde haverá a concentração final.

 

 

  • 19/05 (sexta-feira) - 8h30/Passeata com saída do Supermercado Dia a Dia, na Av. dos Estudantes, indo em direção ao Residencial Terra Bonita e concentração na Praça do Jardim San Rafael onde haverá uma ação comunitária. Caso chova, as atividades serão transferidas para a Escola Municipal Professora Alice Roma Botti Schmitt - R. 

 

****Matéria atualizada na sexta-feira, 19/05, às 8h50.

 


Imagens