Publicado em: 16/05/2017 15:08

Prefeitura inicia recape no Jardim Santa Paula

Prefeitura inicia recape no Jardim Santa Paula Prefeitura inicia recape no Jardim Santa Paula

O processo de recuperação asfáltica de vias de bairros de Ibiporã iniciou semana passada, no Jardim Santa Paula. Cerca de 60 mil m² serão recapeados com aplicação de microrrevestimento de oito milímetros de espessura, auxiliando a aumentar a vida útil do pavimento.

Os trabalhos iniciaram pela Rua Santa Terezinha e devem ser concluídos até o final da semana. Outros bairros serão contemplados, conforme a setorização planejada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Obras e Viação "Todas as ruas do Santa Paula estarão recapeadas nos próximos dias. Em breve chegaremos aos outros bairros, atendendo a uma reivindicação antiga dos munícipes, melhorando as condições de tráfego e oferecendo mais segurança aos motoristas e pedestres", assegura o prefeito.

Além da recuperação do pavimento, outros serviços são realizados no bairro, conforme a necessidade, tais como calçada, pintura de meio fio, sinalização viária, limpeza e desentupimento de bueiros, conserto e manutenção de bocas de lobo, poda de árvores e autuações em caso de irregularidades.

Recentemente o município adquiriu 96 mil m² de insumos asfálticos junto ao Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná - Cindepar, totalizando cerca de R$500 mil. O município ingressou este ano consórcio, composto por 123 cidades. A execução deste tipo de serviço por este sistema é uma forma mais barata e ágil de reconstruir a malha asfáltica.  "A ideia de consórcio para os municípios é muito importante, pois agiliza o processo e a execução das obras de asfalto, além de baratear as obras. O consórcio não é composto com recursos do município, que apenas comprará o serviço oferecido pelo Cindepar", comenta João Coloniezi. Quando o município pede o serviço, o maquinário é deslocado à localidade. Cabe ao contratante oferecer combustível, hospedagem e refeições para os trabalhadores que vão executar a obra.

Idealizado pelo deputado federal Alex Canziani, o consórcio, criado em 2013, adquiriu usinas automotivas de pavimentação e implantou centenas de milhares de metros quadrados de asfalto em quase cinquenta cidades da região, através do modelo de micropavimento. Somente em 2016 o Cindepar fechou o ano recapeando um milhão de metros quadrados.
Hoje, as Prefeituras integrantes também estão investindo em ações de intercâmbio de informações e cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural e em cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos integrantes. A sede do consórcio fica em Astorga (Noroeste).