Saúde

 

Publicado em: 17/05/2017 13:19

Encontro Cultural dos CAPS da 17ª Regional de Saúde é nesta quinta (18)


Whatsapp

 

Encontro Cultural dos CAPS da 17ª Regional de Saúde é nesta quinta (18) Encontro Cultural dos CAPS da 17ª Regional de Saúde é nesta quinta (18)

 

Ibiporã sedia nesta quinta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Luta Antimanicomial, o I Encontro Cultural dos CAPS da 17ª Regional de Saúde. O evento, que acontece a partir das 13 horas no Cine Teatro Padre José Zanelli, reunirá cerca de 400 pessoas, entre representantes das administrações municipais, profissionais de Saúde Mental e usuários dos serviços de saúde mental dos municípios integrantes da 17ª.

 

O encontro será uma mostra de talentos dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS Adulto e Infantil dos municípios participantes, com apresentações de teatro, música, dança, depoimento de usuários e exposição de trabalhos artísticos e manuais. "O objetivo é promover a inserção social das pessoas em vivência de sofrimento psíquico, mostrando que são capazes de desenvolver toda e qualquer atividade social, cultural. O paciente mental sofre um estigma social e precisa ser melhor entendido por todos. A informação é sempre a melhor alternativa para o combate ao preconceito, assegurando a qualidade de vida dessas pessoas", explica a diretora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Ibiporã, Anna Lúcia de Azevedo.

 

A diretora acrescenta que a mostra de talentos está inserida nas propostas dos CAPS, que são de acolher, reabilitar psicossocialmente, auxiliar na produção de subjetividades e autonomia.

 

Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares.

 

Entre os serviços ofertados estão atendimento individual e/ou grupal, oficina terapêutica, grupos de orientação familiar, visitas domiciliares, atendimento médico, entre outros.

 

Ibiporã possui um CAPS Adulto e um Infantil. O Adulto atende munícipes acima de 18 anos que apresentam transtorno mental grave ou dependentes de substâncias psicoativas. Os usuários são atendidos por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, médico psiquiatra, educador social e apoio da assistente social.

 

Já o CAPSi atende pessoas de 0 a 17 anos 11meses e 29 dias que apresentam um comprometimento psíquico grave, podendo estar incluído os portadores de autismo grave, psicoses, neuroses graves e todos aqueles que por sua condição psíquica estão impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais. O CAPSi também conta com uma equipe multiprofissional: psicólogo, enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo, médico pediatra especialista em saúde mental, fonoaudiólogo.

 

 

18 de Maio - Dia Nacional de Luta Antimanicomial

 

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial surgiu em 1987 na cidade de Bauru, em São Paulo. Na ocasião acontecia o II Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental. A data foi criada como forma de expressar a insatisfação com o tratamento desumano e cruel dado aos pacientes psiquiátricos. Durante o congresso foi organizado o primeiro manifesto público contrario a existência de manicômios.  

 

Como parte dessa luta, os hospitais psiquiátricos foram sendo gradativamente substituídos por serviços abertos de tratamento e de atenção integral à população de todas as faixas etárias e sua rede de apoio, que são os CAPS - Centros de Atenção Psicossocial, que integram o Sistema Único de Saúde. Faz parte desse movimento a busca por melhorar cada vez mais a qualidade destes serviços públicos, com ampliação de atividades complementares como as oficinas de geração de renda, arte e cultura.

 

Confira a programação:

  

I ENCONTRO CULTURAL DOS CAPS DA 17ª REGIONAL DE SAÚDE

 

13:00 - Cerimônia de Abertura

 

13:30 - Musical "Trem Bala" 

            CAPS-I Cecília Peruco Deliberador - Ibiporã

 

13:40 - Ballet das Flores

            Apresentação Musical "Fico Assim sem Você" 

            CAPS infantil Analia dos Santos - Ibiporã

 

14:00 - Show de Talentos

             CAPS Espaço Vida - Cambé

 

14:20 - Apresentação Musical "Ainda há tempo"

            CAPS infantil Dulce Angela Calefi Gonçalves - Cambé

 

14:40 - Musical "Maluco Beleza"

            Apresentação Musical "Beijinho Doce"

            CAPS Bela Integração - Bela Vista do Paraíso

 

15:00 - Depoimentos de usuários 

            CAPS I - Rolândia

 

15:10 - Musical "Uptown Funk - Bruno Mars" 

             Musical "Abraço" 

             CAPS III Conviver - Londrina                  

 

15:25 - Encerramento

 

15:30 - Coffee Break 

 

*** Devido ao evento, os CAPS Adulto e Infantil de Ibiporã estarão fechados para atendimento ao público nesta quinta-feira, reabrindo na sexta-feira (19), das 7 às 17 horas.

 

 

 


Imagens