Publicado em: 22/05/2017 11:19

Saiba como descartar o lixo hospitalar

Saiba como descartar o lixo hospitalar Saiba como descartar o lixo hospitalar

Existem leis que regulamentam a questão do lixo e determinam que cada um é responsável pelo lixo que produz, seja nas residências, empresas, escolas, na rua e em qualquer lugar. Onde quer que seja gerado, o lixo precisa de destino correto, para evitar a contaminação de pessoas e animais, a proliferação de doenças, a poluição e degradação do meio ambiente. Cada tipo de lixo precisa ser encaminhado corretamente para o lugar certo:

• Material reciclável deve ser separado e direcionado para a coleta de recicláveis;
  • O lixo doméstico pode ser retirado pela coleta normal;
  • Os restos de construção e tintas devem ser entregues a empresas licenciadas para tratar esse tipo de resíduo.

Mas há outro tipo de lixo que deve ser encaminhado com cuidados especiais, porque é um lixo perigoso. É o resíduo de materiais usados nos cuidados com a saúde, tais como curativos, seringas, agulhas. Esse material não deve ser recolhido com o lixo comum e não pode ser reciclado. Agulhas, seringas e outros resíduos de serviços de saúde precisam ser separados e encaminhados para destinação correta (entregar em hospitais, clínicas, farmácias), evitando assim o risco de espalhar doenças, ferir e contaminar pessoas que venham a ter contato com esse material. Portanto, quem faz uso regular de seringas e agulhas deve procurar o caminho correto para descartar esse tipo de lixo, não deixar junto com o resíduo comum, não misturar com recicláveis, não desprezar no ambiente.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que façam o uso regular desses tipos de material os armazenem em recipientes (até ¾) e levem até a UBS do seu bairro. Medicamentos vencidos ou que não serão mais utilizados também devem ser entregues nas unidades de saúde.

Só a destinação correta vai impedir que o lixo se torne um problema no futuro.