Publicado em: 25/05/2017 16:05

“Justiça no Bairro” acontece neste sábado (27) em Ibiporã

“Justiça no Bairro” acontece neste sábado (27) em Ibiporã “Justiça no Bairro” acontece neste sábado (27) em Ibiporã

Ibiporã sedia pela primeira vez neste sábado (27) uma edição do programa "Justiça no Bairro Sesc Cidadão". O evento, uma parceria entre o Poder Judiciário, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e a Prefeitura Municipal de Ibiporã, objetiva o atendimento à população economicamente vulnerável de Ibiporã e Jataizinho, favorecendo a conciliação por meio de audiências prévias em inúmeras áreas do direito, possibilitando a resolução com a expedição imediata dos documentos. O alcance do "Justiça no Bairro Sesc Cidadão" é o acolhimento à demanda reprimida consensual e a litigiosa, possibilitando orientação e pronto atendimento das ações a serem propostas, na área cível (interdição, alvarás e outras além da área da família), e registros públicos (retificação e outros).

Desde o início da semana servidores da Prefeitura de Ibiporã, Instituto de Identificação e Poder Judiciário atendem os serviços previamente agendados - audiências, confecção de RG para crianças do 5º ano das escolas municipais de Ibiporã e Jataizinho e Programa de Regularização Fiscal de Ibiporã (Refis). O Cartório Eleitoral de Ibiporã também aproveita a realização do programa no município para funcionar até sexta-feira (26) em horário estendido - das 9 às 17 horas - visando atender os eleitores de ambas as cidades que precisam fazer o recadastramento biométrico (identificação por meio de impressão digital). Na sexta-feira a Prefeitura Municipal disponibilizará um micro-ônibus saindo da Igreja Matriz para os eleitores realizarem a biometria no Fórum Eleitoral.

No sábado, os serviços e atendimentos estarão à disposição da população, das 9 às 17 horas, no ginásio de esportes da Paróquia Nossa Senhora da Paz (Igreja Matriz). "Iniciaremos a distribuição das senhas para atendimento às 8 horas. Nestes dois dias todo o atendimento se concentrará na quadra de esportes da Igreja Matriz. Todos os serviços são gratuitos, exceto o exame de DNA, cujo valor é de R$220,00, a ser acertado diretamente com o laboratório", informa a secretária de Assistência Social, Lívia Suguihiro.

Emissão de carteira de trabalho, divulgação de vagas de emprego, vacina da gripe, orientações na área de Saúde, Assistência Social, recreação e outros serviços da Prefeitura de Ibiporã serão disponibilizados à população no dia do evento. "Será uma grande oportunidade de promover a cidadania e inclusão social dos moradores por meio de uma série de serviços gratuitos", ressalta Lívia. "A oferta desta rede de serviços é uma forma rápida, simples e eficiente de solucionar problemas que, possivelmente, há anos dificulta a vida do cidadão. Será a oportunidade de colocar a vida em dia. Toda a população está convidada a participar do "Justiça no Bairro", enfatiza o prefeito de Ibiporã, João Coloniezi.

A organização do evento salienta a importância dos participantes levarem comprovante de renda, já que alguns serviços somente serão disponibilizados para a população com renda máxima de até três salários mínimos, comprovante de endereço e documentação pessoal específica para cada serviço pretendido.

Para informações sobre a documentação necessária, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: 3178-0398 (CRAS Central), 3178-0401 (Cras do Terra Bonita) e 3178-0395 (Secretaria de Assistência Social).

Casamento coletivo

O encerramento da ação será com um casamento civil coletivo seguido de benção ecumênica, que será realizado às 18 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli. Cento e vinte e dois casais de Ibiporã e Jataizinho previamente inscritos oficializarão a união, que será presidida pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Joeci Machado Camargo, coordenadora do programa "Justiça no Bairro".

Serviço:

Justiça no Bairro Sesc Cidadão em Ibiporã

Quando: sábado (27/05)

Horário: 9 às 17h. Senhas serão distribuídas a partir das 8h

Local: Ginásio de Esportes da Paróquia Nossa Senhora da Paz (Igreja Matriz) - R. Primeiro de Maio, 350 (Centro)

Documentação:

- Comprovante de rendimento;

- Comprovante de endereço;

- Documentação pessoal específica para cada serviço pretendido

Confira os serviços que estarão disponíveis:

Poder Judiciário

• Atendimento Jurisdicional
  • Audiências de conciliação
  • Área Cível: Interdição judicial (curatela)
  • Área da família: divórcio, guarda, reconhecimento de paternidade e maternidade, alimentos (pensão alimentícia)
  • Retificação do Registro Civil

Ministério Público

• Orientações jurídicas

SESC

• Orientações de Saúde