Publicado em: 07/06/2017 10:57

Secretaria de Saúde realiza café de despedida para médicos cubanos

Secretaria de Saúde realiza café de despedida para médicos cubanos Secretaria de Saúde realiza café de despedida para médicos cubanos

A Secretaria Municipal de Saúde organizou recentemente um café da tarde de despedida para os médicos cubanos, selecionados por meio do programa do governo federal Mais Médicos, que atuam na Rede Municipal de Saúde ao prefeito João Coloniezi. Também foi feita a acolhida ao médico Angel Ramirez, que está em Ibiporã desde fevereiro, no lugar da médica Marlenis Blanco Torres.

Participaram da reunião a secretária de Saúde, Andrea Stroka, a diretora geral de Saúde, Verônica Sanches Gomes, a diretora da Atenção Básica, Jacqueline Urquiza, e os assessores Rosemar Jorge e Ronaldo Lessa e o médico supervisor do programa em Ibiporã, Londrina e Sertanópolis, Carlos Okamura. Julio Gillerme Estrada, Juan Granda, Orbe Rodríguez Rodney e Karina Ramírez Rodríguez estão em Ibiporã desde 2014 e já atuaram na Atenção Básica em várias Unidades Básicas de Saúde do Município.

Durante o encontro os médicos avaliaram como positiva a experiência. "Inicialmente houve um pouco de dificuldade com a língua e resistência de alguns médicos e pacientes, mas com o passar do tempo fomos estabelecendo vínculo com os pacientes e as comunidades nas quais estão inseridos e estamos conseguindo fazer um bom trabalho na promoção da atenção primária", comentaram os profissionais.

O supervisor ressaltou o caráter pedagógico do programa, visto que todos os profissionais vinculados ao Mais Médicos devem validar as atividades mensalmente por meio do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) e o e-SUS Mais Médicos para receber uma bolsa-formação no valor de R$10 mil mensais. "A medicina praticada em Cuba é mais personalizada, humanizada e voltada à prevenção, e foram estas características que eles imprimiram aqui, promovendo e prevenindo a saúde integral do paciente e sua família", reconheceu Okamura.

A secretária de Saúde agradeceu e enfatizou os impactos positivos da atuação dos médicos cubanos. "Aumentamos as consultas na Atenção Básica e as visitas domiciliares dos doutores. Os pacientes sempre elogiaram o atendimento atencioso e humanizado recebido por eles, ofertando um serviço mais resolutivo", apontou Andrea.

O prefeito João Coloniezi fez a acolhida aos profissionais e agradeceu o empenho deles na melhoria da qualidade de vida da população. "A parceria tem sido muito frutífera. A formação e experiência de vocês muito têm colaborado para melhorar a qualidade de vida da população", finalizou o prefeito.

Mais Médicos

Lançado em julho de 2013, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.