Publicado em: 13/06/2017 13:37

Passeata marca Dia Mundial de Conscientização de Violência Contra o Idoso

Passeata marca Dia Mundial de Conscientização de Violência Contra o Idoso Passeata marca Dia Mundial de Conscientização de Violência Contra o Idoso

Nesta quinta-feira, 15 de junho, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Para lembrar a data, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizarão nesta quarta-feira (14), pelo segundo ano consecutivo, uma passeata com os frequentadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), representantes de instituições que atendem os idosos e da sociedade civil.

A passeata sairá às 9 horas do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Abílio de Paula, subindo a Rua João Barreto, cruzando a Praça Eugênio Sperandio em direção à Rua André Sert até a Avenida Paraná, chegando até a Rua Vicente Machado, descendo até chegar a Rua Primeiro de Maio até a Praça Pio XII, onde haverá a concentração final.

Nesta terça-feira (13), às 14 horas, no CCI, a psicóloga Jéssica Oliveira Cabrera e a assistente social Adriana Ramos, responsáveis pelo acompanhamento de idosos vítimas de violência no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), fazem uma palestra sobre a importância da data e as formas e o combate à violência contra o idoso para os frequentadores do CCI e seus familiares.

Segundo a presidente do CMDI, Tânia Bellezi, o objetivo da programação é sensibilizar a população em prol do combate à violência contra os idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa - 15 de junho - foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Acompanhamento

O Creas de Ibiporã acompanhou neste primeiro semestre 61 casos de violação de direitos dos idosos. Conforme a assistente social Adriana Ramos, mais da metade dos casos referem-se à negligência familiar, abandono e exploração financeira. "Quando as denúncias chegam acionamos a rede de serviços e também é feito um trabalho especial com as famílias, no sentido de serem mais pacientes e amorosas com os idosos. Em casos extremos são tomadas medidas de proteção e a institucionalização do idoso", explica Adriana.

O Estatuto do Idoso prevê que os casos de suspeita ou confirmação de violência contra os idosos sejam objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados, e que sejam obrigatoriamente comunicados a quaisquer dos seguintes órgãos, como: Conselho do Idoso, Ministério Público ou Delegacia de Polícia. Esses órgãos devem desencadear medidas protetivas e de responsabilização.

Canais de denúncia

- Disque 100;

- CREAS: 3178-0211;

- Disque Idoso Paraná: 0800 41 0001, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas;

- Disque-Denúncia: 181 (ligação gratuita, 24 horas por dia)

Serviço - Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

O que: Palestra sobre formas e o combate à violência contra os idosos

Quando: 13 de junho (terça-feira)

Onde: CCI (Rua Vicente de Paula, 75)

Horário: 14 horas

Passeata Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Quando: 14 de junho (quarta-feira)

Onde: Início: CCI. Término: Praça Pio XII

Horário: 9 horas

Obs:. Caso chova, será realizada uma programação no próprio CCI envolvendo as secretarias municipais de Assistência Social e Saúde.