Publicado em: 14/06/2017 17:07

Encontro discute formas de melhorar práticas de gestão na Secretaria de Saúde

Encontro discute formas de melhorar práticas de gestão na Secretaria de Saúde Encontro discute formas de melhorar práticas de gestão na Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na última sexta-feira (09), no Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI) o 1º Encontro do Colegiado Ampliado da Gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã. Diretores, assessores, gerentes, coordenadores e representantes dos serviços (Vigilância em Saúde, Saúde Mental, Atenção Básica, Rede de Urgência, Central de Especialidades, Regulação, Transporte, Odontologia, Farmácia, Almoxarifado e Apoios Administrativos) participaram durante todo o dia de atividades de integração, palestras e discussão de ações a serem executadas nos próximos meses.

Pela manhã, as coordenações da Secretaria de Saúde se apresentaram aos colegas tendo como tema central a pergunta 'Quem somos nós?". Em seguida, ocorreu uma explanação sobre a rede de Vigilância e Atenção Básica, seguida do debate sobre o cenário de Ibiporã no contexto das Redes de Vigilância em Saúde e Atenção Primária com o chefe da Seção de Vigilância Sanitária e Ambiental/Saúde do Trabalhador da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Ricardo de Oliveira, o representante da 17ª, Vander Osaka, e a chefe da Seção de Atenção Primária de Atenção à Saúde da 17ª RS, Néria Lanziani.

À tarde, os participantes desenvolveram atividades voltadas às ações que serão executadas nos próximos meses, desde a organização, implementação até a sistematização das mesmas. "A pasta da Saúde é complexa e precisamos aproximar e horizontalizar as relações e processos de trabalho visando melhorar o acolhimento e o cuidado prestado aos usuários. Temos que aprender a ser gestores dos nossos trabalhos no dia a dia. Vamos fazer o melhor, pois o poder de transformação está em nossas mãos", conclamou a secretária de Saúde, Andrea Stroka.

Representando a chefe da 17ª Regional de Saúde, Terezinha de Fátima Sanches, Ricardo de Oliveira parabenizou a iniciativa da Secretaria de Saúde. "Sabemos da dificuldade em construir o setor saúde, unir as equipes. Esta iniciativa, bem como outras, demonstram a qualidade e preocupação do governo municipal em melhorar o serviço. A 17ª Regional de Saúde está à disposição de Ibiporã na perspectiva de uma prática mais solidária, acolhedora e cuidadora dos usuários", enfatizou Oliveira.

Presente à reunião, o prefeito João Coloniezi disse estar entusiasmado com a proposta do encontro. "Trata-se de uma excelente oportunidade para conhecer o trabalho e as dificuldades de cada serviço, compartilhar ideias, integrar os servidores. Quem ganha não são apenas vocês, que se sentirão mais valorizados, mas principalmente a população, que terá acesso a uma saúde mais resolutiva e humanizada", concluiu o prefeito.