Geral

 

Publicado em: 27/06/2017 11:32

Prazo para alistamento militar termina sexta-feira (30)


Whatsapp

 

Prazo para alistamento militar termina sexta-feira (30) Prazo para alistamento militar termina sexta-feira (30)

 

Todos os jovens, do sexo masculino, nascidos em 1999, precisam fazer até sexta-feira (30) o alistamento militar. O recrutamento, que é obrigatório, pode ser feito online ou na Junta de Serviço Militar.

 

Para efetuar o cadastro online, o cidadão precisa apenas possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail ativo, para depois preencher os dados pessoais. O endereço é www.alistamento.eb.mil.br. Outra opção é ir até a Junta do Serviço Militar munido de RG, CPF, certidão de nascimento e um comprovante de endereço para preenchimento do cadastro.

 

Como Ibiporã é município não tributário, o jovem é dispensado da seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica), e recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).  "Estamos orientando os alistados a comparecerem à Junta Militar a partir do próximo mês para informar sobre a cerimônia de juramento à bandeira", explica o auxiliar da Junta Militar, Willian Sonoda. Em Ibiporã, cerca de 400 jovens devem receber o CDI.

 

Quem não se alistar dentro do prazo, precisa pagar uma multa.  O jovem retira o boleto na Junta Militar, e pode quitá-lo no Banco do Brasil. Depois de paga, a multa precisa ser levada novamente à Junta para fazer o alistamento.

 

Segundo Sonoda, em caso de dispensa, o alistado não precisa servir às Forças Armadas, mas fica à disposição do Ministério da Defesa até completar 45 anos, e poderá ser convocado em casos de calamidade pública ou mobilização nacional. "O CDI é um documento muito importante, pois sem ele o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, como carteira de trabalho e passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino e até mesmo se inscrever ou assumir função pública ou cargo público", alerta Sonoda.

 

Mais informações na Junta do Serviço Militar, que agora se localiza na sala 5 do Terminal Rodoviário de Ibiporã. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Telefone: 3178-0242.