SAMAE

 

Publicado em: 29/06/2017 12:01

Samae participa de congresso sobre saneamento


Whatsapp

 

Samae participa de congresso sobre saneamento Samae participa de congresso sobre saneamento

 

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) participou de 19 a 22 de junho, na cidade de Campinas, em São Paulo, da 47ª edição do Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), considerado o maior encontro anual do Brasil sobre saneamento básico, sendo o ponto de referência para o debate de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente.


A comitiva do Samae contou com 27 servidores, entre diretores, coordenadores, agentes administrativos e operacionais, sendo a maior entre as comitivas presentes no Congresso, que reuniu cerca de três mil pessoas em seus quatro dias de duração.


A intenção do encontro foi promover uma série de atividades como oficinas, painéis, palestras e minicursos, contando ainda com a Exposição de Experiências Municipais em Saneamento, oportunidade para a troca de experiências entre pesquisadores da área e os serviços municipais por meio da apresentação de trabalhos técnicos, participação na Feira de Saneamento, que reuniu as principais inovações tecnológicas de produtos e serviços, além da realização de visitas técnicas.


Os participantes do Congresso Nacional participaram também do lançamento do livro “Experiências Municipais Exitosas em Saneamento – 2017”, no qual o Samae é um dos destaques da edição.


Segundo o diretor presidente do Samae e vice prefeito de Ibiporã, Beto Baccarim, foi uma honra o Samae ser reconhecido por seus serviços a nível nacional e ser incluso no livro de experiências que tiveram êxito em saneamento.


Baccarim também realça a importância do treinamento e capacitação proporcionada aos servidores do Samae, que teve a maior comitiva presente ao evento, e que os estudos e técnicas apresentados poderão ajudar a melhorar ainda mais o serviço que a autarquia presta ao município.


O servidor do Samae, Dorvalino Egydio, responsável pelo almoxarifado da autarquia, achou muito importante a viagem ao Congresso. Segundo relatou, trabalhando há 25 anos na autarquia, foi a primeira vez que fez uma capacitação fora do estado, participando de cursos, palestras e eventos muito interessantes. “Fiquei contente em participar do evento, pois conseguimos ver muitos produtos novos que as autarquias utilizam e que podem contribuir para melhorar nosso serviço, como hidrômetros de tecnologia mais avançadas, além de palestras de capacitação e visita técnica ao Sanasa (Sistema de Saneamento de Campinas), onde pudemos observar o processo diferenciado no tratamento de água. Esse Congresso valeu muito a pena, não só para mim, como para os demais servidores do Samae”, declarou Egydio.


O servidor Adriano Belinato, funcionário do Samae há 20 anos e atualmente coordenador da Estação de Tratamento de Água (ETA), afirmou que foi de muito valor a participação neste Congresso, onde os servidores puderam acompanhar palestras de elevado nível técnico voltadas a temas relacionados ao dia a dia do serviço que o Samae realiza. “Neste evento, além da excelente capacitação que tivemos, observamos novos produtos da área de saneamento e muitas inovações que poderemos utilizar no Samae em breve, pois estabelecemos contato e nos integramos com diversas autarquias e empresas de todo o Brasil voltadas ao ramo. Outro destaque foi a visita técnica para conhecer o sistema de tratamento de água de Campinas, pois voltamos com uma visão ampliada em relação a novas tecnologias e produtos que poderão ser implementados no Samae”, disse Belinato.

 



Imagens