Publicado em: 10/07/2017 10:59

Obras realiza manutenção de galerias pluviais no San Rafael

Obras realiza manutenção de galerias pluviais no San Rafael Obras realiza manutenção de galerias pluviais no San Rafael

Atendendo a solicitação da comunidade do Jardim San Rafael, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Obras, está realizando a manutenção das galerias pluviais da rua Porecatu. A obra visa melhorar o escoamento de água da chuva às bocas de lobo (bueiros) sem transbordamento, diminuindo assim o risco de erosão no local. O investimento é de aproximadamente R$ 100 mil.

Com a manutenção, a rua ganhará novas galerias pluviais, com nova tubulação e novos bueiros, além de meio fio e calçada. A obra também atinge a galeria pluvial à margem da BR-369, que faz ligação com a tubulação da rua Porecatu. Essa galeria conta com um poço de queda (minimiza o impacto de uma enxurrada) que direcionará, através da nova tubulação, o fluxo de água até um dissipador (amortece a drenagem da água pluvial ao rio), reduzindo possíveis riscos de erosão na localidade.

A obra foi necessária, pois, com as galerias antigas, estava havendo um aumento da erosão por causa do excessivo acumulo de água, já que a tubulação passa por baixo de uma área de plantio, e, com o peso da colheitadeira, parte dela foi quebrada. Entretanto, um acordo foi firmado com o proprietário da área para que não haja mais a passagem da máquina de colher onde a tubulação está localizada. Com isso, árvores serão plantadas no local.

Segundo o secretário de Obras, Alexandre Ferreira, há muito tempo não se realizava uma reforma do tipo na região. “Há mais de 20 anos não ocorria a manutenção das galerias pluviais. A tubulação que existia estava quebrada e as bocas de lobo eram pequenas. Agora, com a reforma, a região contará com novas galerias, além de uma calçada com meio fio”, explicou o secretário.

Também de acordo com Ferreira, a previsão é de que a obra iniciada no mês passado seja finalizada até o começo do mês que vem.