Publicado em: 11/07/2017 17:12

Prefeitura substitui bandeiras do Paço Municipal

Prefeitura substitui bandeiras do Paço Municipal Prefeitura substitui bandeiras do Paço Municipal

As bandeiras do Brasil, do Paraná e de Ibiporã hasteadas em frente à Prefeitura Municipal foram substituídas na manhã desta terça-feira (11). Para marcar o ato, uma pequena cerimônia foi realizada, contando com as presenças do prefeito João Coloniezi, do vice, Beto Baccarim, de representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além de secretários e servidores municipais.

As flâmulas foram hasteadas ao som do Hino Nacional Brasileiro.  O prefeito lembrou a importância de se reverenciar os símbolos nacionais, especialmente a bandeira, símbolo máximo da nação. "Os símbolos nacionais precisam ser lembrados com honra, respeito, amor. A bandeira "fala aos nossos corações", representa a nossa Pátria, o espaço onde nossas famílias vivem", enfatizou João Coloniezi.

Representando o comandante do 2º Pelotão da 3ª Cia da PM, tenente Renan Sakata Taguchi, os soldados Carlos, Exposito e Lujete, comentaram que no quartel há o ritual diário do hasteamento do Pavilhão Nacional. "É um momento cívico do qual temos o prazer de participar e do qual todos deveriam prestigiar", complementaram os policiais.

O comandante da Seção de Bombeiros de Ibiporã, tenente Jonathan Prado, explicou que as bandeiras desgastadas pelo tempo de uso não podem ser jogadas fora ou rasgadas. "Após terem completado seu tempo de uso, as bandeiras deverão ser incineradas ao meio dia do dia 19 de novembro, Dia da Bandeira do Brasil. "No caso do Paraná, as flâmulas antigas provenientes de diversos batalhões do Estado são incineradas no Quartel do Comando Geral, em Curitiba", concluiu o tenente Prado.

Conheça a história das bandeiras:

Bandeira Nacional -  a Bandeira Nacional foi idealizada por Miguel Lemos e desenhada pelo pintor Décio Vilares. Ela foi instituída pelo decreto 4, de 19 de novembro de 1989. As cores e o desenho da atual bandeira nacional tiveram como inspiração a bandeira imperial, instituída por Dom Pedro I, em dezembro de 1822. O hino em homenagem à bandeira foi escrito por Olavo Bilac e a música teve a assinatura de Francisco Braga.

Bandeira do Paraná - a Bandeira do Estado do Paraná foi adotada pelo Decreto Estadual nº 8, de 9 de janeiro de 1892. Passou por modificações em março de 1947 e, novamente, em setembro de 1990. A atual Bandeira é a estabelecida pelo Decreto-Lei nº 2.457, de 31 de março de 1947. Compõe-se de um quadrilátero verde, atravessado no ângulo superior esquerdo para o inferior direito por uma larga faixa branca contendo a representação da esfera celeste em azul e as cinco estrelas da Constelação do Cruzeiro do Sul em branco.

A esfera é atravessada, abaixo da estrela superior do Cruzeiro, por uma faixa branca com a inscrição "PARANÁ", em verde. Circundam a esfera um ramo de pinheiro à direita e outro de mate à esquerda.

Bandeira de Ibiporã - A Bandeira de Ibiporã tem as cores verde e amarela e no seu centro, o Brasão do Município. Na parte superior do brasão há uma frase latina "Pax et Labor", que significa "Paz e Trabalho". Na parte central, o escudo tem os seguintes símbolos:

- Um motivo natural: representado pelo Morro do Guarani;

- Um motivo econômico: representado por fazendas de café, cortadas por estradas;

- Um motivo de situação: representado por um pinheiro araucária (que representa o Estado do Paraná) e um homem lavrando a terra;

- Um motivo primordial: que mostra os ribeirões que cortam o Município.

Contornando o brasão, existe à esquerda um ramo de café frutificado e à direita um ramo de milho como representantes da economia municipal. O brasão é coroado por um mural dourado. Em sua parte inferior, possui uma faixa em vermelho com o nome de Ibiporã e a data da instalação oficial do Município: 08/11/1947.