Publicado em: 12/07/2017 15:35

Secretaria de Obras de Ibiporã auxilia na reconstrução da ponte do Limoeiro

Secretaria de Obras de Ibiporã auxilia na reconstrução da ponte do Limoeiro Secretaria de Obras de Ibiporã auxilia na reconstrução da ponte do Limoeiro

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Obras, está apoiando a Prefeitura Municipal de Londrina na reconstrução da ponte do Limoeiro, que liga a zona sul de Londrina a Ibiporã pela estrada Três Marias, do Córrego Diamante. Construída há mais de 40 anos, a estrutura encontrava-se em situação precária, com várias madeiras deterioradas e algumas faltando, causando risco de acidentes graves com pedestres e veículos que transitam pela estrada. Além da ação do tempo, a ponte sofre com os danos provocados pelas águas do ribeirão que a cada chuva mais forte encobre a ponte e a danifica um pouco mais.

Pela urgência da situação, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está refazendo a estrutura em madeira, a um custo estimado de R$15 mil. "Estamos reutilizando vigas de peroba e cambará - muito resistentes - provenientes de escolas e casas desmanchadas. A ponte, de cinco metros de largura, permitirá o tráfego seguro dos veículos, ônibus que fazem o transporte escolar diário e de máquinas pesadas, garantindo tranquilidade ao escoamento da safra agrícola daquela região", assegurou o assessor da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Londrina, Renato Mariano da Silva.

A Secretaria de Obras de Ibiporã emprestou uma pá carregadeira para a execução do serviço, que começou na segunda-feira (10). O secretário Alexandre Ferreira acompanhou os trabalhos "A atuação conjunta dos dois municípios é importante no atendimento a uma reivindicação antiga e tão importante para os moradores das zonas rurais de Ibiporã e Londrina. Este acesso é bem mais rápido, visto que a alternativa é a Estrada dos Pioneiros", pontuou o secretário.

O trecho interligado pela ponte já está sinalizado e liberado para o trânsito.

A Prefeitura de Londrina informou que pretende realizar, em breve, outras melhorias na região da estrada do Rio Limoeiro. Estão previstas ações de patrolamento e moledamento nos trechos de pista de terra que ficam entre a área de asfalto e a da ponte, localizada na parte do território que fica nos limites de Londrina.

Ferreira ressaltou que o município está disposto a cumprir o acordado em 2010, em que a Prefeitura de Ibiporã cederia as estruturas de concreto armado e a Prefeitura de Londrina executaria a ponte da Estrada do Córrego Diamante.

Entre os anos de 2009 e 2010 a Prefeitura de Ibiporã foi beneficiada, junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com as vigas de concreto para substituição e ampliação de 12 pontes, dentre elas três unidades vieram a beneficiar a população da região do Ribeirão Limoeiro, uma na região do Poço Bonito, uma na região na Estrada da Esmeralda, e a da estrada do Córrego Diamante.

A do Poço Bonito foi executada em conjunto pelas Prefeituras de Ibiporã e de Londrina. Devido a dificuldades no ajuste das equipes, ficou acordado entre as prefeituras que a Prefeitura de Ibiporã executaria a ponte da Estrada da Esmeralda, a qual já foi refeita, e a Prefeitura de Londrina faria a ponte da estrada do Córrego Diamante.