Publicado em: 14/07/2017 10:52

Administração Municipal prestigia aniversário da Apae de Ibiporã

Administração Municipal prestigia aniversário da Apae de Ibiporã Administração Municipal prestigia aniversário da Apae de Ibiporã

A Administração Municipal prestigiou na manhã desta quinta-feira (13) as comemorações pelos 49 anos de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ibiporã – Apae de Ibiporã. Um culto ecumênico de ação de graças celebrado pelo padre Wagner Rodrigues Pereira e o reverendo José Luiz Brandão Neto, titular da Igreja Presbiteriana de Ibiporã, reuniu alunos, pais, amigos, funcionários e autoridades na sede da entidade. A cerimônia também marcou o início das comemorações pelos 50 anos de fundação da Apae de Ibiporã, em 2018.

Durante a cerimônia, abrilhantada pelo coral da Apae, a direção agradeceu a todos os colaboradores pelo empenho e dedicação visando a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. “Também ressalto a parceria com o poder público e a ampla participação da comunidade. Sem estes apoios não seria possível prestar um serviço de excelência na promoção e articulação de ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, comentou o presidente da Apae de Ibiporã, Gilson Mensato.

Parabenizando a instituição por mais um ano de trabalho e conquistas, o prefeito João Coloniezi assegurou que a entidade pode continuar contando com o apoio do governo municipal. “Não vamos apenas nos solidarizar, mas agir em prol da causa. Toda a sociedade deveria ter a disposição de fazer algo pelo movimento apaeano, pois como diz o hino das Apaes, “me dê sua mão pois a minha esperança é você””, concluiu o prefeito.

A presidente da Federação das Apaes do Estado do Paraná (Feapaes), Neusa Soares de Sá, recordou a importância do pioneiro Doutor Justino Alves Pereira, precursor do Movimento Apaeano, ao qual se dedicou por mais de 50 anos. Foi fundador de várias Apaes no Paraná, entre elas as de Ibiporã e Curitiba. Também presidiu a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes).

Também presente ao culto em ação de graças juntamente com a filha, a esposa do doutor Justino, Ildeman Figueiredo Alves Pereira, foi homenageada pela direção da instituição.

APAE DE IBIPORÃ

A Apae de Ibiporã foi fundada em 13 de julho de 1968 e atende, diretamente, a 287 pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias. Ao longo dos 49 anos de sua existência, a Apae de Ibiporã tem investido na garantia e defesa de direitos, no desenvolvimento global e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e de suas famílias.

As áreas de atuação da Entidade são: Defesa de direito; Prevenção da incidência da deficiência; Educação Especial; Educação Profissional, Trabalho e Renda; Promoção da Saúde; Assistência Social; Esporte, Cultura e Lazer; Assistência à Pessoa Idosa com Deficiência; Estudos e Pesquisas; Informática e Comunicação; Capacitação; Aperfeiçoamento Técnico-Profissional.

A Apae de Ibiporã faz parte de uma rede de mais de duas mil Apaes e coirmãs no Brasil. Os serviços prestados às cerca de 250 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla diariamente são totalmente gratuitos, por essa razão a entidade promove de forma permanente a captação de recursos.

Próxima de completar 63 anos de existência, a Apae do Brasil acumulou resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Nesse esforço destacam-se a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde; a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, assim como a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.