Publicado em: 20/07/2017 12:06

Corregedor inspeciona recadastramento biométrico no cartório de Ibiporã

Corregedor inspeciona recadastramento biométrico no cartório de Ibiporã Corregedor inspeciona recadastramento biométrico no cartório de Ibiporã

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), desembargador Luiz Taro Oyama, esteve em Ibiporã nesta quarta-feira (19) por ocasião da inspeção dos trabalhos de revisão do eleitorado com coleta dos dados biométricos na 80ª Zona Eleitoral de Ibiporã.

A reunião contou com as presenças da diretora Corregedoria, Daniela Borges de Carvalho, do juiz da 80ª Zona Eleitoral, João Henrique Coelho Ortolano, da chefe do Cartório Eleitoral de Ibiporã, Ana Carolina Gonçalves Ferreira Diehl, dos prefeitos de Ibiporã, João Coloniezi e de Jataizinho, Dirceu Urbano, e do vereador Rafael da Farmácia.

Segundo relatório apresentado durante a reunião, 47,3% dos eleitores de Ibiporã e 39,8% de Jataizinho fizeram o recadastramento biométrico. A média é de 300 atendimentos por dia no Cartório Eleitoral, número considerado dentro do previsto. A revisão biométrica para os votantes de ambos os municípios iniciou no final de novembro de 2016, mas foi lançada oficialmente em 29 de maio. O prazo de encerramento é 10 de novembro.

Durante a reunião foram discutidas novas estratégias de divulgação da biometria, tais como afixação de cartazes em bancos, uso de carro de som, faixas nas principais rotatórias da cidade e utilização das redes sociais. "Não obstante o prazo encerre-se apenas em novembro, é importante que o eleitor faça o recadastramento o quanto antes, porque se deixar para a última hora corre o risco de enfrentar longas filas", alertou Oyama. O tempo médio para realizar o recadastramento biométrico está sendo de 15 minutos.

O corregedor também ressaltou que apesar de o voto ser facultativo para menores de 18 anos, maiores de 70 e analfabetos, o recadastramento biométrico é obrigatório, já que o eleitor que não se recadastrar terá o título cancelado.

Os trabalhos relacionados ao recadastramento eleitoral biométrico foram elogiados pela Corregedoria do TRE/PR, principalmente pela agilidade do atendimento prestado aos eleitores. O desembargador Luiz Oyama agradeceu o apoio prestado pelas prefeituras dos municípios integrantes da zona eleitoral, as quais forneceram servidores, estagiários e parte da infraestrutura necessária para que os trabalhos sejam prestados pela Justiça Eleitoral.

Os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo elogiaram o empenho da Justiça Eleitoral e parabenizaram a equipe neste trabalho tão importante para o eleitor.

Segundo o TRE/PR, mais de 70% do eleitorado do Estado já realizou a biometria. A meta do tribunal é que ao menos 85% dos eleitores votem nas eleições de 2018 já por meio da identificação das digitais.

Os documentos necessários para o recadastramento biométrico são:

• Documento oficial com foto (RG - Carteira de Trabalho)
  • CPF
  • Comprovante de residência (em nome do eleitor e do mês atual)
  • Título eleitoral

O Cartório Eleitoral localiza-se à Rua Alberto Spiacci, 270. Jardim Itamarati.Ibiporã. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

O eleitor que preferir poderá agendar o atendimento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (www.tre-pr.jus.br), podendo optar pelo dia e horário de sua preferência.