Publicado em: 20/07/2017 12:45

Audiência pública discute modificações no sistema viário de Ibiporã

Audiência pública discute modificações no sistema viário de Ibiporã Audiência pública discute modificações no sistema viário de Ibiporã

A Secretaria Municipal de Planejamento de Ibiporã realizou na segunda-feira (17) audiência pública para discussão sobre a alteração de parte do mapa constante da Lei Municipal nº 2.175/2008, que dispõe sobre o sistema viário urbano do município.

O secretário de Planejamento, José Roberto de Oliveira, e a arquiteta da Secretaria, Cássia de Oliveira, iniciaram a audiência apresentando os mapas vigentes e de proposta de alteração para que os presentes fizessem a comparação. Nela também foi mostrada a alteração do acesso da Estrada dos Pioneiros, que já foi aprovada em audiência pública anterior.

Durante a audiência foi discutida a proposta de alteração e construção de rotatória próxima à Coceal, que, segundo o secretário, será realizada para evitar desapropriações. Oliveira também falou sobre uma possível expansão e continuidade das vias, em localidade próxima ao Pime, onde prédios estão sendo construídos.

O secretário também explicou que a limpeza que está ocorrendo na transposição da via férrea bem como da via marginal, próxima à linha férrea, se faz necessária para o efetivo alargamento da via próxima ao Jardim Pinheiro e Beltrão Park e sobre onde será localizada a ciclovia.

Sobre o alargamento da Avenida Souza Naves, a via se manterá da forma como está, alterando seu status, pois não é possível tal alargamento, já que a redução das áreas destinadas ao passeio prejudicaria a acessibilidade.

Foi discutida também a retirada da via coletora prevista a partir da Rua Paranoá até a Rua Voltareno Figueira, pois está em duplicidade. Já sobre a via do Contorno Norte e Residencial Tupy, será alterado apenas o tipo da via, passando de coletora prevista para via marginal.

Todos os presentes na audiência concordaram com as propostas de modificações apresentadas referentes ao sistema viário do município, as quais agora serão enviadas à Câmara Municipal de Vereadores para votação.

Confira a minuta com alterações no sistema viário de Ibiporã:

1)    Ligação com a Estrada dos Pioneiros

Além das alterações aprovadas em reunião do Conselho de Desenvolvimento Municipal em 04/04/2017, com Audiência Pública na data de 03/05/2017, nesta reunião foram apresentadas as sugestões a seguir:

- Foram retiradas as vias Arteriais Previstas (amarelas); Justificativa: interligação com a Estrada dos Pioneiros através de via Arterial 2  de 24,00 metros de largura (magenta);

- Foram retiradas as linhas amarelas na delimitação dos lotes; Justificativa: não são vias e sim contorno de lotes.

2)    Avenida Souza Naves

- Foi alterada para via Local desde a Av. Santos Dumont até a rotatória do UPA (acesso à Rua Proencio da Carvalho e Rua Amazonas); Justificativa: a Av. Souza Naves é uma via consolidada, sendo inviável o seu alargamento devido ao custo das indenizações, além da retirada do recuo frontal do UPA, impossibilitando área de manobra da ambulância e veículos afins;

- Foi projetada via Coletora Prevista (18,50m) no prolongamento da Rua Wanderlin Figueira até a Marginal de Fundo de Vale, virando à esquerda até o alinhamento da Rua Natalia Dalla Costa Antonholi. Segue como via Coletora Prevista até a Rua Alberto Spiacci.

- Foram alteradas para vias Locais a Rua Natalia Dalla Costa Antonholi e parte da Marginal de Fundo de Vale, interligando à Rua Proencio de Carvalho.

3)    Residencial Parque do Vale (ao lado do Boulevard)

- Foi remanejado o traçado da via Coletora Prevista (18,50m) a partir da Rua Juscelino Kubistchek até a Rua Voltareno Figueira (Ponte de interligação com Pedro Splendor e futuro acesso ao Contorno Norte), com traçado previsto Projeto de Loteamento Residencial Parque do Vale (em fase final de aprovação);

- Foi retirada a via Coletora Prevista a partir da Rua Paranoá até a Rua Voltareno Figueira por estar em duplicidade.

4)    Via Marginal do Contorno Norte e Residencial Tupy

- Foi alterada de via Coletora Prevista (18,50m) para via Marginal (15,00m) devido à inclinação do terreno e impossibilidade de interligação para acesso ao Contorno Norte. Verificado in loco e discutido pelo Conselho de Desenvolvimento Municipal em 2014.