Publicado em: 25/07/2017 12:34

Mais uma turma conclui o “Desafio dos 100 Dias”

Mais uma turma conclui o “Desafio dos 100 Dias” Mais uma turma conclui o “Desafio dos 100 Dias”

A primeira turma do "Desafio dos 100 Dias" de 2017 encerrou as atividades na semana passada. O programa da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que propõe aos participantes reeducação alimentar e adoção de hábitos saudáveis, foi realizado de 10 de abril a 17 de julho no Centro de Saúde Eugênio Dal Molin.

Durante este período, os participantes reuniram-se três vezes por semana, durante duas horas, para participar de atividades relacionadas à atividade física, fisioterapia, nutrição, psicologia e acupuntura. A orientação foi realizada por uma equipe multiprofissional da rede básica de saúde. Todas as atividades foram gratuitas.

Treze mulheres concluíram o programa. No último dia do projeto, as participantes passaram por uma avaliação médica de "antes e depois". De acordo com a nutricionista do projeto, Ruth Watanabe, os resultados foram muito satisfatórios. "A maioria dos participantes teve diminuição de glicemia, colesterol e triglicérides. Uma desafiada chegou a eliminar 13,5 quilos. Uma outra, reduziu 10,5 centímetros de circunferência abdominal", afirmou a nutricionista. Após a entrega dos exames foi realizada uma sessão de Chi kung (prática terapêutica em que se realizam exercícios que combinam movimento suave e respiração controlada, e na qual a atenção e a visualização do praticante estão concentradas nas várias partes do corpo, de modo a alterar o fluxo de energia), depoimento dos profissionais e participantes, entrega de prêmios e lanche de confraternização.

Durante a finalização do projeto, a equipe de profissionais relembrou às participantes que levassem as orientações recebidas para toda a vida. "O Desafio dos 100 Dias vai muito além de fazer as pazes com a balança. Ensinamos a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática diária de exercícios físicos, as quais resultarão na melhoria da qualidade de vida", enfatizou Ruth. Realizado duas vezes por ano, o projeto existe desde 2010 e já ajudou centenas de pessoas a emagrecer com saúde.

O Nasf também coordena o programa "Desafio Kids", que funciona nos mesmos moldes do "Desafio dos 100 Dias", mas é voltado para crianças entre quatro e 12 anos com sobrepeso ou obesidade.

Próxima turma

O Nasf abrirá em breve as inscrições para mais uma turma do "Desafio dos 100 Dias". Para participar do projeto é preciso ter idade entre 18 e 65 anos, e estar com o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 27 kg/m² e 42 kg/m². É necessário também ter disponibilidade de horário (segundas e quartas, das 7 às 9 horas e sextas-feiras das 7h30 às 9:30h) e estar apto a realizar atividades físicas. Os encaminhamentos são feitos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Mais informações: 3178-0235.