Publicado em: 02/08/2017 12:53

Assistência Social e Saúde promoveram festas julinas com usuários dos serviços

Assistência Social e Saúde promoveram festas julinas com usuários dos serviços Assistência Social e Saúde promoveram festas julinas com usuários dos serviços

Aproveitando a temporada das festas julinas, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio das Secretarias de Assistência Social e Saúde, realizou confraternizações com usuários de alguns serviços. O objetivo foi promover momentos de descontração, socialização entre usuários e equipe técnica e inclusão social.

Os Centros de Atenção Psicossocial Infantil irmã Anália dos Santos (Caps i) e Centro de Atenção Psicossocial Adulto (Caps I) promoveram festas julinas para seus usuários. O "arraiá" contou com comidas típicas, música, dança e brincadeiras diversas.

As unidades do Caps de Ibiporã atendem crianças, adolescentes e adultos com intenso sofrimento psíquico, decorrente de transtorno mental grave e persistente. Dentro das modalidades de tratamento estão: atendimento individual, atendimento em grupo, atendimento familiar, oficina terapêutica, práticas expressivas, grupo de família, atendimento médico, visita domiciliar, visita escolar, além das articulações em rede com o objetivo principal de fortalecer o paciente dentro do convívio social e comunitário.

Já a Assistência Social, realizou festas julinas com os usuários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Abílio de Paula. Comidas típicas, brincadeiras, quadrilha e baile animaram famílias, idosos e servidores.

CREAS

O Creas é unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e indivíduos que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Os serviços ofertados pelo Creas são: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi); Serviço Especializado em Abordagem Social; Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias; Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

CCI

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para os idosos, conhecido por CCI, tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

No momento, estão sendo oferecidas atividades de alongamento, artesanato e também atividades em grupo com a psicologia, além de outros momentos coletivos de forma esporádica, especialmente em datas comemorativas, tais como Dia das Mães, Festa Julina, Dia dos Pais, Páscoa e Natal.