Publicado em: 03/08/2017 15:11

Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa realiza primeira reunião de trabalho

Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa realiza primeira reunião de trabalho Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa realiza primeira reunião de trabalho

O Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa de Ibiporã realizou na tarde de terça-feira (01), no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), a sua primeira reunião de trabalho do ano de 2017. O encontro contou com as presenças do prefeito João Coloniezi, da secretária do Trabalho e presidente do Comitê, Maria Romana, do agente de desenvolvimento Rony Baise, do presidente da Câmara de Vereadores, Roberval dos Santos, além de secretários municipais, vereadores, e membros comitê, formado voluntariamente por entidades, poder público e empresas.

O consultor credenciado do Sebrae, Márcio Araújo, apresentou aos membros o "Programa Cidade Empreendedora para os anos de 2017 a 2020", cujo objetivo é institucionalizar o Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor no Brasil desde dezembro de 2006. A lei visa à melhoria do ambiente para pequenos negócios, contribuindo na geração de emprego e renda. Dos 399 municípios paranaenses, 130 integram o "Programa Cidade Empreendedora".

Em sua explanação, Araújo ressaltou a importância da micro e pequena empresa para o fortalecimento da economia local, as dificuldades enfrentadas e o que deve ser feito pelo poder público para estimular o empreendedorismo. "95% das empresas existentes no país são micro e pequenas empresas. De cada 10 trabalhadores brasileiros, seis estão nos pequenos negócios formais ou informais. No entanto, a taxa de mortalidade delas ainda é muito alta -  74,8% encerram suas atividades nos dois primeiros anos. "A transversalidade de ações é fundamental, ou seja, o envolvimento da administração, entidades e empresariado para ajudar as MPEs a sobreviver e se expandir, promovendo o dinamismo econômico e a melhora da qualidade de vida da população local", enfatizou o consultor.

O consultor explicou ainda que uma ação muito importante para todo o processo de bons resultados do Programa é o diagnóstico do município realizado no início dos trabalhos. "A partir dele é possível determinar todo o plano de ações para nortear os trabalhos do Comitê Gestor e dos agentes de desenvolvimento", acrescentou Araújo.

Durante o encontro também foram definidos o dia da semana e horário em que serão realizadas as reuniões quinzenais do Comitê, e as escolhas dos membros que integrarão o Comitê Territorial do Norte do Paraná e os que participarão do Encontro Estadual do Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa nos dias 30 e 31 de agosto, em Curitiba.

Em sua fala, Maria Romana destacou a importância do comitê gestor para o efetivo processo de avanço na implementação da Lei Geral e sua contínua qualificação. "Em parceria com o Sebrae, queremos fomentar o empreendedorismo por meio de soluções que estimulem o surgimento e a formalização de empresas, a melhoria da gestão e o aumento da competitividade", pontuou a presidente do comitê.

"Ibiporã tem potencial para se tornar cada vez mais dinâmica e promissora por meio do empreendedorismo. A atual administração municipal está empenhada em fomentar o mercado local, trabalhando em parceria com entidades e empresas em prol de um desenvolvimento sustentável do município", concluiu o prefeito.