Publicado em: 17/08/2017 15:01

Vereadores fazem o recadastramento eleitoral

Vereadores fazem o recadastramento eleitoral Vereadores fazem o recadastramento eleitoral

Os vereadores compareceram na segunda-feira (14) à tarde no Cartório Eleitoral de Ibiporã para realizar o recadastramento biométrico e também demonstrar apoio ao trabalho que vem sendo realizado por servidores e estagiários.

O ato teve como objetivo fazer um chamamento aos eleitores ibiporaenses para que façam o mais rápido possível a revisão com coleta dos dados biométricos na 80ª Zona Eleitoral de Ibiporã.

Apesar de o voto ser facultativo para menores de 18 anos, maiores de 70 e analfabetos, o recadastramento biométrico é obrigatório para todos, já que o eleitor que não se recadastrar terá o título cancelado, não podendo votar nas próximas eleições e correndo o risco de perder o CPF, não poder fazer concursos públicos, entre outras sanções.

Também é preciso que os jovens de 16 a 18 anos compareçam para fazer o primeiro título de eleitor e a coleta dos dados biométricos para poderem exercer o direito ao voto na eleição do ano que vem para presidente da República, governador de Estado, senadores, deputados federais e estaduais.

Segundo o juiz da 80ª Zona Eleitoral, João Henrique Coelho Ortolano, 42,6% dos eleitores de Ibiporã já fizeram o recadastramento biométrico. Ele recomenda que o eleitor não deixe para a última hora a fim de evitar filas, e que até o momento o trabalho está sendo realizado de maneira tranquila, com tempo entre 10 e 15 minutos para a realização de todo o procedimento.

O presidente da Câmara Municipal de Ibiporã, vereador Roberval dos Santos (PSDB), reforçou a solicitação para que todo o eleitorado ibiporaense, e também os jovens entre 16 e 18 anos que ainda não têm o título de eleitor, para que compareçam ao Cartório Eleitoral o quanto antes e façam a coleta biométrica para exercem o direito democrático ao voto.

Além do juiz João Ortolano e do vereador Roberval dos Santos, estavam presentes a chefe do Cartório Eleitoral de Ibiporã, Ana Carolina Gonçalves Ferreira Diehl, os vereadores Ilseu Zapelini (PSDB), Miro Despachante (PPS), Professor Abreu (PSC), Rafael da Farmácia (PSB), Victor Carreri (PPS) e Zezinho Estoril (PSC), além do presidente do Conselho Comunitário de Segurança, pastor José Vilande.

Os documentos necessários para o recadastramento biométrico são:

• Documento oficial com foto (RG - Carteira de Trabalho)
  • CPF
  • Comprovante de residência (em nome do eleitor e do mês atual)
  • Título eleitoral

O atendimento será feito de segunda a sexta-feira das 9 horas às 18 horas, no prédio da Justiça Eleitoral de Ibiporã, localizado na Rua Alberto Spiacci, 270, Jardim Itamarati.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3258-5598.

O eleitor que preferir poderá agendar o atendimento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (www.tre-pr.jus.br), podendo optar pelo dia e horário de sua preferência.