Assistência Social

 

Publicado em: 21/08/2017 10:45

Assistência Social promove encontro entre adolescentes e idosos dos centros de convivência


Whatsapp

 

Assistência Social promove encontro entre adolescentes e idosos dos centros de convivência Assistência Social promove encontro entre adolescentes e idosos dos centros de convivência

 

No último dia 15 (terça-feira), foi realizado o primeiro encontro das crianças e dos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV (antigos Escola de Formação/Cemic) com os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, o CCI.


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (tanto o CCI quanto o antigo Cemic) trata-se de um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social, regulamentada pela tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Este serviço tem como objetivos complementar o trabalho social com a família, favorecer o desenvolvimento de atividades proporcionando troca de experiências e vivências, oportunizar o acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais e esportivas e de lazer, bem como às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do usuário. Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, o CCI, tem por objetivos contribuir para um envelhecimento saudável, ativo e autônomo; assegurar espaço de encontro para pessoas idosas e encontros intergeracionais, promovendo a convivência familiar e comunitária; identificar suas necessidades e motivações, desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida e propiciar vivências que valorizem suas experiências e potencialize a condição de escolha e decisão.


Desta forma, foi realizada uma integração dos adolescentes junto aos idosos do CCI, utilizando-se os brinquedos confeccionados pelos idosos, como: petecas, carrinhos, jogo da memória e dominó.  A confecção dos brinquedos possibilitou aos idosos vivenciar sua infância, recordando os bons momentos de sua vida. Durante a integração com os adolescentes houve a troca de experiência entre as gerações, possibilitando o fortalecimento do respeito e dos vínculos comunitários, podendo ampliar tanto o universo da criança e do adolescente quanto do idoso.

 

Vale ressaltar que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de criança e adolescente (antigos Escola de Formação/Cemic) e de idoso (CCI) têm o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) como porta de entrada, pois devem ter como público as crianças, adolescentes e idosos que pertencem a famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, com precário acesso à renda e a serviços públicos em situação de vulnerabilidade social.

 



Imagens