Saúde

 

Publicado em: 22/08/2017 16:29

Servidores da UPA participam de capacitação em oxigenoterapia


Whatsapp

 

Servidores da UPA participam de capacitação em oxigenoterapia Servidores da UPA participam de capacitação em oxigenoterapia

 

Cerca de 80 pessoas, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ibiporã, Samu, e estagiários do curso  Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Antonio Iglesias participaram na semana passada de uma capacitação em oxigenoterapia.

 

O curso, que ocorreu nos dias 16 e 17, no auditório do Samae, foi ministrado pela diretora geral da UPA, Rosângela Domingues Pais. Para que serve, métodos e diagnósticos indicados e segurança no manuseio de gases e equipamentos medicinais foram alguns dos temas abordados. A oxigenoterapia refere-se à administração de oxigênio suplementar, com o objetivo de aumentar ou manter a saturação de oxigênio acima de 90%, corrigindo assim os danos causados pela hipoxemia (insuficiência de oxigênio no sangue).

 

Adultos e crianças com doenças pulmonares como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar (FP), ou displasia broncopulmonar (DBP) podem precisar dessa terapia. O oxigênio extra protege seus corpos dos efeitos dos baixos níveis de oxigênio, ajudando-os a ter uma função melhor e permitindo que se mantenham mais ativos.

 

Este ano os servidores da UPA já participaram de uma capacitação em reanimação cardiopulmonar e os técnicos em radiologia de uma atualização sobre postura profissional e o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). "Realizamos capacitações continuamente, para atualizar os conhecimentos e também colocar os novos servidores a par dos protocolos adotados e como está estruturada nossa rede municipal de saúde. Eles ganham maior desenvolvimento pessoal e profissional, enquanto os usuários são favorecidos com melhorias na qualidade e segurança da assistência", ressaltou Rosângela. De acordo com a diretora, a última capacitação do ano, a ser realizada em novembro, será definida pelos servidores.

 

A coordenadora do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Antonio Iglesias, Giseli Betiati, enfatizou que os estágios realizados pelos alunos na UPA e a participação nos cursos ampliam os seus conhecimentos e propiciam vivenciar na prática o que aprendido em sala de aula."No caso específico da capacitação em oxigenoterapia, ofertada aos concluintes do curso, os estudantes estarão aptos a realizar um atendimento de maior complexidade", concluiu Giseli.