Publicado em: 24/08/2017 16:54

Escolas municipais de Ibiporã entregam doações da campanha “Eu Ajudo na Lata”

Escolas municipais de Ibiporã entregam doações da campanha “Eu Ajudo na Lata” Escolas municipais de Ibiporã entregam doações da campanha “Eu Ajudo na Lata”

As escolas municipais de Ibiporã que participam da campanha "Eu Ajudo na Lata 2017" entregaram nesta terça-feira (22) os lacres de latas de alumínio que foram arrecadados durante a ação solidária, iniciada no Município em março. Em sua quinta edição, a iniciativa de responsabilidade social da Unimed do Brasil, replicada pela Unimed Londrina, objetiva a doação de lacres que serão comercializados e, posteriormente, terão a renda revertida para a compra de cadeiras de rodas destinadas a instituições beneficentes de Londrina e região.

Ao todo estiveram envolvidos na campanha 17 escolas e 10 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), totalizando a participação de cerca de quatro mil pessoas, entre alunos, servidores da Educação, professores, diretores e outros funcionários. É a primeira vez que a Secretaria Municipal de Ibiporã é parceira da campanha. "Quando o pessoal da Unimed nos informou que eram necessárias 170 garrafas PET cheias de lacres para ter direito a uma cadeira de rodas achamos que não iríamos conseguir. Contudo, as escolas aderiram à causa, os alunos mobilizaram suas famílias para arrecadar os lacres e a divulgar para o maior número possível de pessoas. Assim, conseguimos encher 425 garrafas PET de dois litros (em cada garrafa cabem cerca de dois mil lacres), o que já nos garante duas cadeiras", comemorou a coordenadora do projeto junto à SME, Isabel Maia.

A Escola Municipal Rotary Club foi a campeã na arrecadação - 90 garrafas cheias de lacre de latas de alumínio. "Colocamos uma garrafa dentro de cada sala, tambores no pátio e enviamos bilhetes aos pais pedindo a colaboração deles na campanha. Temos alunos cadeirantes e acho que isso sensibilizou o pessoal, despertando o espírito solidário", opinou a diretora, Paula Cristina Dias.

Em Ibiporã, serão beneficiados o Lar Padre Leone (asilo) e a Secretaria de Educação. "O Lar atende 86 idosos, muitos com mobilidade reduzida. A cadeira de rodas será de grande serventia para a instituição. Nós também emprestaremos a nossa para os alunos da rede que precisarem", comentou a secretária de Educação, Margareth Coloniezi.

Agradecendo o empenho da comunidade escolar na campanha, a secretária ressaltou que o envolvimento das escolas na iniciativa proporciona ganhos importantes no desenvolvimento dos alunos. "Ao aderirem à ação, as crianças aprendem sobre o valor da união, solidariedade, cooperativismo. Além disso, os alunos também são conscientizados sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e o lugar onde vivem, passando a entender melhor processos como a reciclagem e aspectos ligados à sustentabilidade", expôs Margareth.

A assistente de responsabilidade social da Unimed Londrina, Aliny Marendaz, também se surpreendeu com a quantidade de lacres arrecadados nas escolas de Ibiporã. "Ficamos muito felizes por ter conquistado esta parceria de peso e ainda mais satisfeitos com o resultado. Temos a ajuda de diversos parceiros, como empresas e instituições já beneficiadas, mas sem o apoio dos alunos e professores não conseguiríamos tantas cadeiras", disse Aliny.

Até agora já foram arrecadados lacres suficientes para adquirir 15 cadeiras de rodas. Nesta edição serão beneficiadas seis instituições de Londrina, Cambé, Ibiporã e Porecatu. São elas: Unidefi (União de Deficientes Físicos), Hospital do Câncer de Londrina, Associação Flávia Cristina, Museu Histórico de Londrina, Lar Padre Leone e Posto de Saúde Vila Congo. No ano passado foram adquiridas 22 cadeiras, que beneficiaram nove instituições.

Enquete

Quer ajudar o Lar Padre Leone a conquistar mais cadeiras de rodas? Participe da enquete "Eu Ajudo na Lata". Vote na enquete disponibilizada no site da Unimed Londrina http://www.unimedlondrina.com.br/cliente/canais/artigos/01/08/2017/enquete-eu-ajudo-na-lata/ até o dia 31 de agosto. O resultado direcionará os equipamentos a serem doados.

Cada pessoa pode votar quantas vezes quiser. O resultado será divulgado em 1º de setembro. A entrega das cadeiras de rodas às instituições beneficiadas será no final do próximo mês.

Como participar

Qualquer pessoa pode participar da campanha "Eu Ajudo na Lata". Para isso, os interessados precisam apenas juntar lacres de latas de alumínio e armazená-los dentro de garrafas PET. A entrega dos materiais recolhidos pode ser feita em qualquer um dos pontos de atendimento da Unimed Londrina (na sede da Cooperativa, na Clínica de Vacinas, na Clínica Multiprofissional, na Clínica de Aplicação de Medicamentos, na Academia Unimed Saúde e nos Escritórios Regionais). A campanha dura o ano todo. No entanto, os lacres que forem entregues após o mês de agosto serão contabilizados para a campanha do próximo ano.