Publicado em: 29/08/2017 13:25

Blitz educativa marca Semana da Pessoa com Deficiência em Ibiporã

Blitz educativa marca Semana da Pessoa com Deficiência em Ibiporã Blitz educativa marca Semana da Pessoa com Deficiência em Ibiporã

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã (Apasi), a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ibiporã (Apadevi) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD)  promoveram, do dia 21 ao dia 28 de agosto, uma programação especial em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, com o tema "Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações". No sábado (26), uma blitz educativa de trânsito foi realizada no centro de Ibiporã como parte da campanha.

A blitz educativa teve como objetivo divulgar à população os tipos de deficiência e suas síndromes, e informações referentes às entidades prestadoras de serviços às pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas do município.

Segundo o presidente da Apae e do CMDPD, Gilson Mensato, os motoristas foram muito receptivos. “As pessoas aceitaram com bastante grado e isso nos deixou muito feliz. A comunidade de Ibiporã é maravilhosa, ela compreende o trabalho dessas entidades”, enfatizou Mensato.

Conforme o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Paulo Silvério, a blitz é fundamental, já que promove um trabalho de conscientização aos habitantes do município. “O objetivo do evento é divulgar os trabalhos que acontecem nas entidades, conscientizando os munícipes das existências delas”, salientou Silvério.

O Departamento de Trânsito de Ibiporã, juntamente com a Polícia Militar, auxiliou na realização da blitz. “Por ser uma blitz educativa, como diretor de trânsito, eu entendi que seria necessário que estivéssemos dispondo daquilo que nós temos à disposição, que são os agentes de trânsito, que unidos à PM deram assistência ao evento”, comentou Euller Alexandre Gualberto.

A Semana da Pessoa com Deficiência, em Ibiporã, foi finalizada com fóruns de discussão realizados no dia 28 (segunda-feira), que contaram com as presenças de autoridades do Executivo e do Legislativo, Ministério Público e do Centro de Assistência Social de Curitiba. Nos fóruns foram abordados assuntos no que se refere à Política Municipal de parcerias no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e diretrizes para as ofertas de assistência social às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias, no âmbito das Apaes e co-irmãs.