Trabalho

 

Publicado em: 28/09/2017 12:01

Ibiporã participa do “Dia D” de inclusão profissional das pessoas com deficiência


Whatsapp

 

Ibiporã participa do “Dia D” de inclusão profissional das pessoas com deficiência Ibiporã participa do “Dia D” de inclusão profissional das pessoas com deficiência

 

Ibiporã participa pelo quarto ano consecutivo do "Dia D" de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS. Nesta sexta-feira (29), 80 Agências do Trabalhador do Paraná estão abertas para atendimento exclusivo às pessoas com deficiência que buscam uma oportunidade no mercado e também a empresas que desejam contratar funcionários com este perfil.

 

A ação tem como objetivo aumentar as oportunidades de inserção deste público no mercado de trabalho. O evento acontece em todo o Brasil com promoção do Ministério do Trabalho. De acordo com o órgão, 45 milhões de brasileiros vivem com algum tipo de deficiência. Apenas no Paraná são cerca de 2,5 mil pessoas, segundo o Censo 2010 do IBGE. O município de Ibiporã conta com 52.848 habitantes, dos quais 13.836 possuem alguma dificuldade auditiva, motora, visual ou mental/intelectual.

 

Amanhã, todo o atendimento da Agência do Trabalhador de Ibiporã, inclusive a Junta Militar, será realizado no Centro Tecnológico do Trabalhador (CTTI). Com toda a equipe da agência voltada ao atendimento dos portadores de deficiência, os candidatos poderão atualizar o cadastro, visualizar as vagas e realizar a entrevista de emprego no mesmo dia com representantes do setor de RH das empresas. Os trabalhadores com deficiência que necessitarem de qualquer serviço relacionado a documentos pessoais também poderão fazê-lo.

 

Em Ibiporã, quatro empresas (uma de Londrina e três do município) confirmaram até o momento participação no "Dia D". Há vagas para porteiro, ajudante de farmácia, auxiliar administrativo, almoxarifado, zelador, copeira, auxiliar de produção, empacotador e repositor. Os trabalhadores interessados em se candidatar às vagas podem comparecer à Agência do Trabalhador munidos de Carteira de Trabalho, RG, CPF e laudo médico (explicitando a deficiência). Já as empresas interessadas em participar da ação devem entrar em contato com a Agência do Trabalhador/Sine, na Av. D. Pedro II, 294, ou pelo telefone: 3178-0224 para conhecer a proposta e confirmar a participação.

 

A ideia original do "Dia D" surgiu em 2012 no estado de Mato Grosso e em 2013 na Bahia. Com o sucesso alcançado nessa ação, o Ministério do Trabalho desafiou parceiros a promover o evento do "Dia D", Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência.

 

É LEI - A Lei Nº 8.213, de 24 de julho de 1991, determina que empresas que possuem entre 100 e 200 funcionários são obrigadas a ter, no mínimo, 2% de pessoas com deficiência no quadro de funcionários. Empresas que têm de 201 a 500 funcionários devem empregar 3% de pessoas com deficiência. De 501 a mil funcionários, a porcentagem sobre para 4%. Acima de mil funcionários, 5% das vagas devem ser reservadas para pessoas com deficiência.

 

Serviço

Dia D da Pessoa com Deficiência nas Agências do Trabalhador

 

Data: 29/09 (sexta-feira)

Local: CTTI (Praça Ciro Ibirá de Barros, 176)

Horário: 8 às 17 horas (as entrevistas com as empresas serão realizadas pela manhã)