Publicado em: 19/09/2017 12:53

Começa nesta quarta (20) terceira fase da campanha de vacinação contra a dengue

Começa nesta quarta (20) terceira fase da campanha de vacinação contra a dengue Começa nesta quarta (20) terceira fase da campanha de vacinação contra a dengue

Neste dia 20 (quarta-feira), começa a terceira fase da campanha estadual de vacinação contra a dengue, que vai até o dia 27 de outubro. O objetivo é dar continuidade as doses da vacina para jovens de 15 a 27 anos que já tomaram as duas primeiras, ou ao menos uma delas. Dessa vez, segundo a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel, não haverá a aplicação da primeira dose.

De acordo com Sebastiana, “no período de 01 de agosto até 16 de setembro tivemos 24 notificações de suspeitas de dengue, mas nenhum caso positivo. Na 3ª etapa da campanha a nossa meta é vacinar 3.184 pessoas com a 2ª dose e 2941 pessoas com a 3ª dose”.

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde mostram que nas duas primeiras fases da campanha, realizadas em setembro de 2016 e março de 2017, 6.125 jovens foram vacinados com a 1ª dose, tendo cobertura de 54,80%, e 2.941 receberam a 2ª dose, com cobertura de 48%.

Para a aplicação da vacina, é necessário levar documento com foto e o cartão de vacinação, que contém informações das outras doses. A vacina contra a dengue está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e é gratuita.

As UBSs ficam abertas das 8h às 17h de segunda a sexta-feira, e os dias “D” da campanha de vacinação serão nos sábados de 23 de setembro, das 8h às 12h, e 21 de outubro, das 8h às 14h, ambos na Praça Pio XII.