Publicado em: 26/09/2017 12:23

Campanha de vacinação contra dengue segue até 27 de outubro

Campanha de vacinação contra dengue segue até 27 de outubro Campanha de vacinação contra dengue segue até 27 de outubro

A vacina contra a dengue já está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ibiporã para jovens de 15 a 27 anos que já tomaram as duas primeiras, ou ao menos uma delas. Dessa vez, segundo a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel, não haverá a aplicação da primeira dose.

O lançamento da campanha no município ocorreu no último sábado (23), na Praça Pio XII, e contou com as presenças do prefeito João Coloniezi, da secretária de Saúde, Andréa Stroka, do coordenador de endemias, Aldemar Galassi, além de demais secretários, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e Vereadores.

A imunização segue até o dia 27 de outubro em Ibiporã e mais 29 municípios paranaenses que registraram a maioria dos casos de dengue e sucessivas epidemias em anos anteriores. Para se imunizar é necessário comparecer a uma UBS com documento de identificação com foto e a carteira de vacinação. A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticóides em dosagens elevadas e prolongadas.

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde mostram que nas duas primeiras fases da campanha, realizadas em setembro de 2016 e março de 2017, 6.125 jovens foram vacinados com a 1ª dose, tendo cobertura de 54,80%, e 2.941 receberam a 2ª dose, com cobertura de 48%. Na 3ª etapa da campanha a meta é vacinar 3.184 pessoas com a 2ª dose e 2941 pessoas com a 3ª dose. "A vacina é eficaz contra todos os tipos de dengue (4 sorotipos) e reduz em 93% os casos graves da doença, aqueles que levam ao óbito.  .A imunização busca diminuir a circulação viral da dengue pelo estado. Por isso é muito importante o apoio e incentivo dos pais para que os jovens e adolescentes sejam imunizados, pois além de proteger a pessoa que tomou a vacina, evita a transmissão para outros", ressalta Sebastiana.

De agosto de 2015 a julho de 2016, foram registrados 56.351 casos da doença no estado, com 63 mortes. Já entre agosto do ano passado até julho deste ano, houve 858 casos e nenhuma morte causada pela dengue. Em Ibiporã, no período de 01 de agosto até 16 de setembro foram 24 notificações de suspeitas de dengue, mas nenhum caso positivo.

3ª Etapa da Campanha Estadual de Vacinação Contra a Dengue

Quando: até 27 de outubro

Público-alvo: jovens de 15 a 27 anos que já tenham tomado a primeira dose

Onde: Todas as UBS. Funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 17h. Também haverá busca ativa nos colégios estaduais. Dia D de vacinação - 21 de outubro (sábado), das 8 às 14h, na Praça Pio XII.

Levar documento com foto e carteira de vacinação