Publicado em: 27/09/2017 15:26

Reservistas prestam juramento à bandeira em Ibiporã

Reservistas prestam juramento à bandeira em Ibiporã Reservistas prestam juramento à bandeira em Ibiporã

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Junta de Serviço Militar, realizou na manhã desta segunda-feira (25), no Cine Teatro Padre José Zanelli, a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) e Compromisso à Bandeira Nacional para 180 reservistas do município da classe de 1999 e anteriores, dispensados do Serviço Militar inicial no município de Ibiporã.

A cerimônia foi presidida pelo primeiro tenente Leite, delegado de Serviço Militar do posto de recrutamento e mobilização de Apucarana. Dentre as autoridades presentes, o chefe de gabinete e secretário de Indústria e Comércio, Antonio Antonholi, representando o prefeito e presidente da Junta de Serviço Militar de Ibiporã, João Coloniezi, que estava em viagem a Curitiba, o capitão Paulo de Medeiros Camacho, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Apucarana, os secretários municipais de Finanças e Trabalho, Edson Aparecido Gomes e Maria Romana, respectivamente, os vereadores Maria de Sá, Professor Abreu e Rafael da Farmácia, o ex-vereador Luiz Karimata, o secretário da Junta Militar, Carlos Vinicius Gimenes, o auxiliar, Willian  Sonoda, e o padre Wagner Rodrigues.

Durante a cerimônia, os jovens realizaram o juramento diante da bandeira, comprometendo-se a defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, se necessário, caso sejam convocados em momentos emergenciais.

Após o canto do Hino Nacional, o primeiro tenente Leite se pronunciou aos jovens dispensados sobre o significado do ato solene.

Mesmo sendo dispensados, todos aqueles que receberam o CDI permanecem à disposição do Ministério da Defesa até completar 45 anos, e poderão ser convocados em casos de calamidade pública ou mobilização nacional.

Na sequência, as autoridades fizeram a entrega de certificados de Dispensa de Incorporação a todos os jovens.

O CDI é um documento muito importante, pois sem ele, o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, e até mesmo de assumir cargos públicos.

O cidadão que não compareceu a cerimônia pode retirar o CDI na Junta Militar (Avenida Dom Pedro II, 294, Centro, no interior da Agência do Trabalhador). Após 90 dias o certificado é mandado para incineração e o reservista deve solicitar segunda via caso necessite do documento.

Mais informações: 3178-0224.