SAMAE

Publicado em: 28/09/2017 13:03

Coordenador de Resíduos Sólidos do Samae realiza palestra na Escola Rotary

Coordenador de Resíduos Sólidos do Samae realiza palestra na Escola Rotary Coordenador de Resíduos Sólidos do Samae realiza palestra na Escola Rotary

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) promoveu na última sexta-feira (22) uma palestra na Escola Municipal Rotary Club, para os alunos do 4º ano, ministrada pelo coordenador de Resíduos Sólidos da Autarquia, Miguel Gardini.

Na ocasião, Gardini falou sobre saneamento básico, mais especificamente sobre resíduos sólidos, coleta de lixo, materiais de logística reversa e tratamento de esgoto.

O coordenador de Resíduos Sólidos explicou sobre resíduos sólidos que podem ser reciclados e retornar a cadeia de produção (ex.: computadores, televisores, celulares e eletrodomésticos), como também sobre aqueles altamente perigosos para o meio ambiente, que necessitam de um sistema de coleta e reciclagem mais rigoroso (ex.: pilhas e baterias de celulares).

Miguel Gardini também falou sobre o modelo de coleta de lixo que o Samae utiliza atualmente, o qual é executado em parceria com a Kurica Seleta Ambiental S/A. A empresa é responsável pela coleta de todos os resíduos sólidos do município - visando não sobrecarregar o aterro controlado pela Autarquia – conscientizando a população a separar o lixo entre orgânico (restos de comida, cascas de frutas, verduras e sobras de alimentos que, por meio do processo de compostagem, virão adubo), rejeito (fraldas, papel higiênico, absorventes, papéis sujos e tudo que não pode ser reutilizado – vão para o aterro) e reciclável (plásticos, vidros, metais, alumínio, papel e papelão, tudo que possa ser reutilizado).

Gardini explicou também sobre a logística reversa - restituição de resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento - e os materiais que estão incluídos nesse método. Além disso, o coordenador falou sobre como funciona o tratamento de esgoto de Ibiporã, processo realizado para acelerar a purificação da água antes de ser devolvida ao meio ambiente ou reutilizada.