Publicado em: 02/10/2017 15:43

Secretaria do Trabalho promove “Dia D” de inclusão profissional para pessoas com deficiência Secretaria do Trabalho promove “Dia D” de inclusão profissional para pessoas com deficiência

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, promoveu na última sexta-feira (29), no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), o "Dia D" de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o qual é realizado anualmente em todo o Brasil. Em Ibiporã foram oferecidas 26 vagas de emprego a esse público e com entrevistas realizadas no mesmo dia.

A ação, que é promovida pelo quarto ano consecutivo no município, tem como objetivo aumentar as oportunidades de inserção deste público no mercado de trabalho.

O evento foi iniciado com uma palestra dirigida às empresas e às pessoas que estavam em busca de um emprego. Na palestra foi realizada uma sensibilização para a contratação de pessoas com deficiência e sobre as potencialidades desse público, que precisam ser exploradas, o qual tem a capacidade de exercer uma atividade e trabalhar como qualquer outra pessoa.

Cinco empresas participaram do evento em Ibiporã - Furgão Ibiporã, Frigorífico Rainha da Paz, Hospital Evangélico, Belagrícola e Super Muffato -, disponibilizando vagas de agente de portaria, ajudante de farmácia, auxiliar administrativo, almoxarifado, zelador, copeiro, auxiliar de produção, montador de acessórios, empacotador, repositor e auxiliar de operações. Quarenta e sete entrevistas foram feitas por representantes do setor de RH das empresas, durante o "Dia D" no município.

Conforme a tecnóloga em gestão pública da Secretaria do Trabalho, Lilian Pires, "a pessoa passa pelo atendimento, é verificado o perfil dela, e, de acordo com as vagas disponíveis e preferência, é encaminhada para realizar a entrevista, podendo passar por mais de uma entrevista".

Segundo a secretária Municipal do Trabalho, Maria Romana, "não deveria haver um dia de conscientização para isso, a inclusão das pessoas portadoras de deficiência deveria ser algo comum, sem a necessidade de campanha, pois também são profissionais competentes e capazes. Infelizmente, devido à discriminação, muitas empresas deixam de ter um excelente funcionário", lamentou a secretária.

DIA D

A ideia original do "Dia D" surgiu em 2012 no estado de Mato Grosso e em 2013 na Bahia. Com o sucesso alcançado nesta ação, o Ministério do Trabalho desafiou parceiros a promover o evento do "Dia D", Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência.  Conforme a Lei Federal nº 8.213/91, em empresas com mais de 100 funcionários, 2% do total do quadro de trabalhadores devem ser preenchidos obrigatoriamente por pessoas com deficiência. Empresas que têm de 201 a 500 funcionários devem empregar 3% de pessoas com deficiência. De 501 a mil funcionários, a porcentagem sobre para 4%. Acima de mil funcionários, 5% das vagas devem ser reservadas para pessoas com deficiência.

O evento acontece em todo o Brasil, com promoção do Ministério do Trabalho. De acordo com o órgão, 45 milhões de brasileiros vivem com algum tipo de deficiência.  Apenas no Paraná são cerca de 2,5 mil pessoas, segundo o Censo 2010 do IBGE. O município de Ibiporã conta com 52.848 habitantes, dos quais 13.836 possuem alguma dificuldade auditiva, motora, visual ou mental/intelectual.