Trabalho

 

Publicado em: 02/10/2017 15:43

Secretaria do Trabalho promove “Dia D” de inclusão profissional para pessoas com deficiência


Whatsapp

 

Secretaria do Trabalho promove “Dia D” de inclusão profissional para pessoas com deficiência Secretaria do Trabalho promove “Dia D” de inclusão profissional para pessoas com deficiência

 

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, promoveu na última sexta-feira (29), no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), o "Dia D" de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o qual é realizado anualmente em todo o Brasil. Em Ibiporã foram oferecidas 26 vagas de emprego a esse público e com entrevistas realizadas no mesmo dia.

 

A ação, que é promovida pelo quarto ano consecutivo no município, tem como objetivo aumentar as oportunidades de inserção deste público no mercado de trabalho.

 

O evento foi iniciado com uma palestra dirigida às empresas e às pessoas que estavam em busca de um emprego. Na palestra foi realizada uma sensibilização para a contratação de pessoas com deficiência e sobre as potencialidades desse público, que precisam ser exploradas, o qual tem a capacidade de exercer uma atividade e trabalhar como qualquer outra pessoa.

 

Cinco empresas participaram do evento em Ibiporã - Furgão Ibiporã, Frigorífico Rainha da Paz, Hospital Evangélico, Belagrícola e Super Muffato -, disponibilizando vagas de agente de portaria, ajudante de farmácia, auxiliar administrativo, almoxarifado, zelador, copeiro, auxiliar de produção, montador de acessórios, empacotador, repositor e auxiliar de operações. Quarenta e sete entrevistas foram feitas por representantes do setor de RH das empresas, durante o "Dia D" no município.

 

Conforme a tecnóloga em gestão pública da Secretaria do Trabalho, Lilian Pires, "a pessoa passa pelo atendimento, é verificado o perfil dela, e, de acordo com as vagas disponíveis e preferência, é encaminhada para realizar a entrevista, podendo passar por mais de uma entrevista".

 

Segundo a secretária Municipal do Trabalho, Maria Romana, "não deveria haver um dia de conscientização para isso, a inclusão das pessoas portadoras de deficiência deveria ser algo comum, sem a necessidade de campanha, pois também são profissionais competentes e capazes. Infelizmente, devido à discriminação, muitas empresas deixam de ter um excelente funcionário", lamentou a secretária.

 

DIA D

 

A ideia original do "Dia D" surgiu em 2012 no estado de Mato Grosso e em 2013 na Bahia. Com o sucesso alcançado nesta ação, o Ministério do Trabalho desafiou parceiros a promover o evento do "Dia D", Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência.  Conforme a Lei Federal nº 8.213/91, em empresas com mais de 100 funcionários, 2% do total do quadro de trabalhadores devem ser preenchidos obrigatoriamente por pessoas com deficiência. Empresas que têm de 201 a 500 funcionários devem empregar 3% de pessoas com deficiência. De 501 a mil funcionários, a porcentagem sobre para 4%. Acima de mil funcionários, 5% das vagas devem ser reservadas para pessoas com deficiência.

 

O evento acontece em todo o Brasil, com promoção do Ministério do Trabalho. De acordo com o órgão, 45 milhões de brasileiros vivem com algum tipo de deficiência.  Apenas no Paraná são cerca de 2,5 mil pessoas, segundo o Censo 2010 do IBGE. O município de Ibiporã conta com 52.848 habitantes, dos quais 13.836 possuem alguma dificuldade auditiva, motora, visual ou mental/intelectual.