Publicado em: 04/10/2017 16:17

Dia do Idoso é celebrado com várias atividades em Ibiporã

Dia do Idoso é celebrado com várias atividades em Ibiporã Dia do Idoso é celebrado com várias atividades em Ibiporã

Para celebrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado em 27 de setembro, e o Dia Internacional do Idoso, em 1º de outubro, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma semana diferenciada no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso - o CCI, com enfoque na convivência, integração e lazer.

Nos dias 26 e 27 de setembro os idosos participaram de uma gincana. Com atividades com bola, músicas e mímicas, eles relembraram a sua infância e juventude de forma sadia. No dia 28, foi a vez de aplaudir os talentos da Terceira Idade, que se apresentaram em números de dança, música, teatro e o "Jornal Falado", no qual discutiram temas diversos, entre eles o Estatuto do Idoso, que completa 14 anos.

Neste dia, as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Unidade do Centro e do San Rafael participaram da tarde festiva homenageando os idosos com uma peça de teatro. Posteriormente, o professor de dança fez uma integração com todos os presentes, na qual se observou uma interação entre as diferentes gerações: criança, adolescentes e idosos. "Pensamos neste momento considerando um dos eixos deste serviço, que é a Convivência e intergeracionalidade. Estudos afirmam que essa convivência intergeracional valoriza a contribuição da pessoa idosa para a sociedade, reduz os preconceitos, possibilita a produção de novos sentidos e papéis sociais para as pessoas idosas, promove trocas afetivas e culturais, fortalece o sentimento de utilidade e enriquece o aprendizado das novas gerações com a vivência e experiências de pessoas mais velhas", argumentou a coordenadora geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a psicóloga Lisa Kurirki. As atividades deste dia encerraram-se com um chá da tarde.

A Semana do Idoso terminou na sexta-feira (29), com a realização de uma tarde festiva com show de prêmios.

Em nome da administração municipal, a coordenadora do CCI, Vera Lucia Andrioli, agradece a equipe pelo empenho e aos idosos, pela maciça participação e comprometimento para desenvolver as atividades propostas.