Publicado em: 17/10/2017 14:47

Campanha de vacinação contra a dengue encerra dia 27

Campanha de vacinação contra a dengue encerra dia 27 Campanha de vacinação contra a dengue encerra dia 27

A terceira etapa da campanha estadual de vacinação contra a dengue encerra no próximo dia 27 (sexta-feira). A vacina está sendo disponibilizada para jovens de 15 a 27 anos que já tomaram as duas primeiras doses, ou ao menos uma delas. Nesta etapa não está sendo oferecida a aplicação da primeira dose.

De acordo com a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã, Sebastiana Caetano Riechel, a meta é vacinar 3.184 de 6.125 pessoas que tomaram a primeira dose, para tomar a segunda, e as 2.941 pessoas que tomaram a segunda dose, para tomar a terceira.

Até o momento foram vacinadas 328 pessoas com a segunda dose - cobertura de 10,30% -, e 773 pessoas com a terceira dose - cobertura de 26,28%.

Para se imunizar é necessário comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde também está realizando durante todo o período de campanha vacinações em colégios e empresas. Uma tenda de vacinação está instalada desde segunda-feira (16), próxima a Pernambucanas, e ficará disponível para atendimento até o fim da campanha. E, neste sábado (21), será realizado mais um Dia D da campanha, com vacinações em todas as UBS e também nos supermercados Montana, Almeida Mercados, Super Muffato, supermercados Super Sul, Viscardi - das 8 às 17 horas. Também haverá um posto volante em um evento no Hospital Cristo Rei, das 8 às 14 horas.

A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas.

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde mostram que nas duas primeiras fases da campanha, realizadas em setembro de 2016 e março de 2017, 6.125 jovens foram vacinados com a 1ª dose, tendo cobertura de 54,80%, e 2.941 receberam a 2ª dose, com cobertura de 48%. Na 3ª etapa da campanha a meta é vacinar 3.184 pessoas com a 2ª dose e 2941 pessoas com a 3ª dose. "A vacina é eficaz contra todos os tipos de dengue (4 sorotipos) e reduz em 93% os casos graves da doença, aqueles que levam ao óbito. A imunização busca diminuir a circulação viral da dengue pelo estado. Por isso é muito importante o apoio e incentivo dos pais para que os jovens e adolescentes sejam imunizados, pois além de proteger a pessoa que tomou a vacina, evita a transmissão para outros", ressalta Sebastiana.