Publicado em: 19/10/2017 13:08

Vila Kennedy realiza mutirão contra a dengue

Vila Kennedy realiza mutirão contra a dengue Vila Kennedy realiza mutirão contra a dengue

Moradores do Jardim John Kennedy, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária), do Samae e da Secretaria de Serviços Públicos, Obras e Viação, realizarão um mutirão contra a dengue no bairro, no próximo fim de semana (dias 21 e 22).

Nesta ação, organizada pelo presidente da associação de moradores do bairro pelo segundo ano consecutivo, será feito o recolhimento de lixo e entulhos acumulados e jogados de forma indevida nas ruas e terrenos baldios.

Segundo o presidente do bairro, Jurandir Alves, a ação tem como objetivo conscientizar a comunidade local sobre a necessidade de realizar a destinação correta do lixo e entulhos para a não proliferação do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya). Nesta sexta-feira (20) será realizada a divulgação sobre a ação em escolas e igrejas do bairro, para que todos os moradores possam colaborar com o projeto de limpeza e de combate à dengue no fim de semana.

A Vigilância Sanitária, o Samae e a Secretaria de Serviços Públicos auxiliarão no processo de recolhimento, com sacolas de lixo fornecidas pelo Samae, sendo que serão entregues duas a cada residência, e com caminhões do Samae e da Secretaria de Serviços Públicos que passarão no bairro, na manhã de segunda-feira (23), para recolher o material.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 14 e 18 de agosto deste ano, no município, o índice de proliferação do mosquito da dengue foi de 0,6%, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, menos de um apresentou larvas do mosquito. O resultado está baixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de até 1%.

Todavia, é fundamental manter o cuidado e não deixar acumular água parada, principalmente agora, com a combinação de calor e chuva, criando condições propícias para a proliferação do mosquito. Além do mutirão, diversas outras ações são realizadas diariamente pelos agentes de combate a endemias, como a remoção de criadouros em imóveis e terrenos vazios, coleta de larvas para análise e orientação aos moradores sobre as medidas de prevenção e combate à dengue.