Publicado em: 20/10/2017 11:31

Cadastre seu celular para receber alertas de eventos climáticos severos

Cadastre seu celular para receber alertas de eventos climáticos severos Cadastre seu celular para receber alertas de eventos climáticos severos

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil está enviando desde segunda-feira (16) alertas de eventos meteorológicos severos por mensagens de texto (SMS) a todos os 399 municípios paranaenses. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e começou a funcionar em junho, com projeto-piloto, em cinco municípios do Estado. O serviço estará disponível a todo o território nacional até março de 2018, iniciando pelo Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Para receber os alertas de ocorrências de chuvas de granizo, tempestades e vendavais, os usuários precisam responder, com o número do seu CEP, a mensagem que está sendo enviada pelas operadoras telefônicas até sexta-feira (20).

Caso não receba a mensagem, é possível se cadastrar enviando um SMS para o número 40-199 com o CEP de sua residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Os usuários podem cadastrar quantos endereços quiserem.

O serviço, sem custo para a população, é feito em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel.

Serão repassados à população os alertas meteorológicos que a Defesa Civil Estadual recebe de diversas instituições, como o Simepar e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), que monitora todo o País.