Geral

 

Publicado em: 20/10/2017 11:31

Cadastre seu celular para receber alertas de eventos climáticos severos


Whatsapp

 

Cadastre seu celular para receber alertas de eventos climáticos severos Cadastre seu celular para receber alertas de eventos climáticos severos

 

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil está enviando desde segunda-feira (16) alertas de eventos meteorológicos severos por mensagens de texto (SMS) a todos os 399 municípios paranaenses. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e começou a funcionar em junho, com projeto-piloto, em cinco municípios do Estado. O serviço estará disponível a todo o território nacional até março de 2018, iniciando pelo Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

 

Para receber os alertas de ocorrências de chuvas de granizo, tempestades e vendavais, os usuários precisam responder, com o número do seu CEP, a mensagem que está sendo enviada pelas operadoras telefônicas até sexta-feira (20).

 

Caso não receba a mensagem, é possível se cadastrar enviando um SMS para o número 40-199 com o CEP de sua residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Os usuários podem cadastrar quantos endereços quiserem.

 

O serviço, sem custo para a população, é feito em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel.

 

Serão repassados à população os alertas meteorológicos que a Defesa Civil Estadual recebe de diversas instituições, como o Simepar e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), que monitora todo o País.