Saúde

 

Publicado em: 24/10/2017 10:14

Atenção, jovem: últimos dias para se vacinar contra a dengue


Whatsapp

 

Atenção, jovem: últimos dias para se vacinar contra a dengue Atenção, jovem: últimos dias para se vacinar contra a dengue

 

Jovens de 15 a 27 anos que ainda não tomaram a segunda ou terceira dose da vacina contra a dengue devem se apressar. A terceira etapa da campanha estadual de vacinação encerra-se na próxima sexta-feira (27). Nesta etapa não está sendo oferecida a aplicação da primeira dose.

 

Em Ibiporã, a vacina está disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde desde o início da campanha, em 20 de setembro. Esta semana, o jovem também poderá se imunizar em postos volantes localizados na Praça Pio XII (próximo às Casas Pernambucanas, das 8 às 17h), nos supermercados Montana, Almeida Mercados e Super Muffato (das 17 às 20h) e no Terminal Rodoviário (16 às 19h30). Também há equipes das UBS vacinando nas escolas, empresas e de casa em casa. É necessário apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.

 

Segundo o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, até segunda-feira (23), 2.255 pessoas se vacinaram contra a dengue desde o início da campanha. No último sábado (21), Dia D, quando todas as unidades de saúde ficaram abertas, além da imunização em supermercados do município, 400 jovens foram vacinados.

 

A meta em Ibiporã é vacinar 3.184 de 6.125 pessoas que tomaram a primeira dose, para tomar a segunda, e as 2.941 pessoas que tomaram a segunda dose para completar o esquema vacinal. "A imunização somente está garantida com a aplicação das três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas", informa a coordenadora de Epidemiologia, Sebastiana Caetano Riechel.

 

Sebastiana ressalta que a vacinação ofertada pelo governo do Estado em 30 municípios é uma estratégia pioneira e importante para enfrentar a dengue. "A dengue é uma doença grave - pode levar inclusive à morte - e não escolhe faixa etária. A imunização busca reduzir a circulação viral da dengue pelo Estado, evitando que enfrentemos mais uma epidemia da doença. Por isso é muito importante o apoio e incentivo dos pais para que os jovens e adolescentes sejam imunizados, pois além de proteger a pessoa que tomou a vacina, evita a transmissão para outros", expôs a coordenadora.

 

Serviço

 

Campanha de Vacinação contra a Dengue - 2ª e 3ª doses

Faixa etária - 15 a 27 anos

Quando: até 27 de outubro (sexta-feira)

Local: Todas as UBS, Praça Pio XII - próximo às Pernambucanas, Supermercados Montana, Almeida Mercados e Super Muffato e no Terminal Rodoviário

 

*** Levar documento de identificação com foto e carteira de vacinação

 

 

 


Imagens