Publicado em: 27/10/2017 11:24

Com elevador, Prefeitura melhora acesso da população aos serviços públicos

Com elevador, Prefeitura melhora acesso da população aos serviços públicos Com elevador, Prefeitura melhora acesso da população aos serviços públicos

A Prefeitura Municipal de Ibiporã está investindo em acessibilidade para facilitar o acesso da população aos serviços públicos. Atendendo a uma recomendação do Ministério Público, foram instalados elevadores hidráulicos em dois prédios públicos - um no Paço Municipal, e o outro na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Na sede da Prefeitura, o elevador interliga o pavimento térreo ao primeiro piso, onde estão instalados o gabinete do prefeito João Coloniezi, a Ouvidoria, a Procuradoria, as secretarias municipais de Indústria e Comércio e Finanças, além de alguns departamentos, tais como Contratos, Licitações e Compras. Antes, o acesso ao piso superior era somente pela escada.

Já o elevador da Secretaria de Cultura e Turismo dá acesso ao segundo e terceiro pisos do prédio, onde estão as salas de reunião e dos cursos de Audiovisual e Teatro.

Com capacidade para transportar até três pessoas, os elevadores, já em funcionamento, atendem preferencialmente as pessoas com necessidades especiais (idosos, gestantes, lactantes) e mobilidade reduzida (deficientes físicos e visuais).

Os elevadores são climatizados, com corrimões, botões em braile, aviso sonoro das ações executadas, piso em granito, teto com iluminação, sensor de presença, porta da cabina automática lateral, além de um moderno sistema de segurança anti-queda, resgate automático caso ocorra falta de energia elétrica local e válvula de segurança contra rompimento de tubulação.

O governo municipal investiu cerca de R$160 mil de recursos próprios para a aquisição dos ascensores.

Segundo o prefeito, "a medida visa dotar os prédios públicos municipais com pleno acesso para toda a população, permitindo que os cidadãos transitem com mais segurança e comodidade", ressalta João Coloniezi.