Publicado em: 30/10/2017 15:04

Ibiporã terá correspondente da Fomento Paraná

Ibiporã terá correspondente da Fomento Paraná Ibiporã terá correspondente da Fomento Paraná

A Fomento Paraná e a Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi) assinaram na última quinta-feira (26) contrato para que a associação passe a atuar como Correspondente Fomento Paraná. Os Correspondentes serão facilitadores para o pequeno empresário nas operações de crédito em valores a partir de R$ 20 mil até R$ 1,5 milhão, para empreendimentos de micro, pequeno e médio porte de empresas com faturamento bruto anual de até R$ 16 milhões.

O objetivo do projeto é aumentar a capilaridade da instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado e ampliar as alternativas de crédito para que micro e pequenas empresas paranaenses possam consolidar e expandir seus negócios, gerando empregos e melhorando a renda nos municípios. Desde 2011, a Fomento Paraná contratou R$ 880 milhões em mais de 26 mil contratos de financiamentos para empreendedores privados.

Para o presidente da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro de Andrade, a parceria com a Aceibi é muito importante para fomentar a economia da cidade. "Tenho certeza que após esta reunião, com a participação de toda a representação política da cidade e da região, teremos um grande sucesso e estamos extremamente otimistas com esse novo desafio", afirmou Andrade.

O município de Ibiporã já possui um convênio com a Fomento Paraná e mantém um agente de crédito na Secretaria Municipal do Trabalho, para operações de microcrédito, de até R$ 20 mil. A Aceibi, como Correspondente Fomento Paraná, vai operar com projetos de R$ 20 mil até R$ 1,5 milhão.

O prefeito João Coloniezi disse que a prefeitura vê a parceria entre Fomento Paraná e Aceibi com bons olhos, porque o país atravessa um momento de incerteza na economia. "Qualquer fomento que venha para o município é bem recebido. A proposta da Fomento Paraná é para atender aos empresários. O empresário melhora seu negócio, gera empregos, gera vendas, gera mais produção e isso aumenta a arrecadação do município", disse Coloniezi. "Estamos ampliando o leque de atendimento e para o município é muito bom. É uma fonte nova de financiamento, com juros acessíveis. Então acho que vai ser muito bem recebido", afirmou.

O presidente da Aceibi, Leopoldo Frederique Semprebom, disse que atuar como correspondente era a ferramenta que faltava para a entidade. "Faltava isso, porque os pequenos, os MEIs, já estão bem amparados com o microcrédito, na prefeitura. E a maioria dos nossos associados é micro e pequenos empresários. Agora conseguimos ter esse novo facilitador para captação de crédito até R$ 1,5 milhão para micro, pequenos e médios empresários."

O correspondente da Aceibi será Adaueber Rodrigues, que já atuou como agente de crédito na prefeitura, para operações de microcrédito. Ele passou por um novo processo de capacitação e agora vai operar apenas com linhas acima de R$ 20 mil.