Publicado em: 30/10/2017 17:40

Censo Agropecuário 2017 inicia os trabalhos em Ibiporã

Censo Agropecuário 2017 inicia os trabalhos em Ibiporã Censo Agropecuário 2017 inicia os trabalhos em Ibiporã

Desde o início do mês, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão levantando informações sobre a estrutura, a dinâmica e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do Brasil. É o Censo Agropecuário 2017, principal investigação estatística e territorial sobre a produção rural do país.

São quase 19 mil recenseadores que irão visitar mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. Somente no Paraná, 1.350 recenseadores devem visitar cerca de 372 mil empreendimentos agropecuários. Em Ibiporã, a estimativa é que 573 estabelecimentos sejam visitados até fevereiro de 2018. O trabalho será feito pela recenseadora Sandra Aparecida Moreira Sá. Ao longo da pesquisa, outros recenseadores da região poderão ser deslocados para o local.

Todos estarão devidamente identificados com colete, boné, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) - um smartphone que armazena as informações colhidas no campo e transmite para a rede de computadores do IBGE. O crachá possui a foto e os dados do recenseador, bem como um número de telefone (0800- 721-8181) e um Qrcode para a confirmação das informações junto ao IBGE. As informações obtidas junto aos produtores rurais são utilizadas única e exclusivamente para fins estatísticos, jamais sendo passadas para outro órgão do governo ou empresa privada. Quando os resultados são divulgados, a individualidade e a identidade dos informantes são preservadas.

No último Censo Agropecuário, realizado em 2007, o município de Ibiporã teve 618 propriedades rurais recenseadas.

Coleta de dados

O questionário do Censo Agropecuário 2017 traz perguntas a respeito da área do estabelecimento, número de pessoas ocupadas, emprego de irrigação e uso de agrotóxicos, dentre outros temas. Os dados levantados propiciam um conhecimento mais detalhado sobre o setor rural brasileiro, ajudando nas decisões quanto a investimentos públicos e privados, formulação e avaliação de políticas públicas, estudos acadêmicos e projetos de instituições de pesquisa. A coleta de dados do Censo Agro vai até fevereiro de 2018. Todas as informações referentes à pesquisa podem ser acompanhadas pelo site https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/

Posto de Coleta

O posto de coleta do Censo Agropecuário 2017 em Ibiporã está instalado no auditório ao lado do gabinete do prefeito, no piso superior do prédio da Prefeitura Municipal de Ibiporã.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com intervalo para almoço das 12 às 13 horas.