Publicado em: 06/11/2017 17:23

Ibiporã comemora 70 anos com muita festa nesta quarta-feira (08)

Ibiporã comemora 70 anos com muita festa nesta quarta-feira (08) Ibiporã comemora 70 anos com muita festa nesta quarta-feira (08)

Ibiporã comemora em novembro 70 anos de emancipação política. Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores prepararam uma variada programação durante o mês, que inclui entrega de obras e eventos religiosos, culturais, esportivos, sociais e de lazer.

Nesta quarta-feira (08), aniversário do município, as festividades iniciam-se às 8 horas, no Centro Poliesportivo Carecão, com a realização do Festival de Atletismo do "Projeto Movimento", coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (Serla). Cento e vinte crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos participarão das provas de corrida, lançamento de dardo e salto em distância, com alternância entre subcategorias (sub 11 - 10 a 11 anos, sub 13 - 12 a 13 anos, e sub 15 - 14 a 15 anos). O primeiro colocado de cada subcategoria será premiado com um troféu. Todos os participantes receberão medalha como prêmio de participação.

A partir das 13 horas haverá uma cerimônia com homenagens aos ex-prefeitos na Praça Pio XII, onde será entregue o Monumento "Ibiporã 70 Anos", uma obra artística em concreto com ícones relativos aos 70 anos de história do município e no qual constarão os nomes e período de governo de todos os prefeitos de Ibiporã desde 1947. A obra também terá as mãos de 70 crianças das escolas da cidade, representando o compromisso com as gerações futuras.

Após a solenidade, será cortado na praça o bolo de aniversário da cidade e em seguida a "Praça da Alegria", com atividades recreativas e culturais para a população, com participação das várias secretarias e órgãos municipais. À noite haverá a Missa em Ação de Graças pelo aniversário, na Igreja Matriz, a partir das 19h.

Em seguida a festa continua na praça com várias duplas e cantores subindo ao palco para animar o público: Teremos show com João Marques, Marcos Reis, Bárbara Ferrari, Bruno e Dione, participação especial de Néia Teodoro e fechando com João Márcio e Fabiano.

OUTROS EVENTOS EM NOVEMBRO

10/11 - Baile do Município

10 a 19/11 - Festibi - Festiva de Teatro de Ibiporã

17/11 - Inauguração de obra da Rua Lions Club

17 e 18/11 - I Feira do Microempreendedor Individual de Ibiporã

21/11 - 70 anos do Núcleo de Educação

22/11 - Inauguração da obra da Av. André Sert

23/11 - Inauguração da incubadora de confecção industrial do projeto "Ibiporã na Linha do Futuro"

25/11 - Inauguração da obra da Rua Porecatu com "Praça da Alegria"

26/11 - Show de calouros "Canta, Ibiporã"

28/11 - Premiação projeto "Rubem Alves"

30/11 - Solenidade de posse dos vereadores mirins

História de Ibiporã

A denominação do município de Ibiporã, no Norte do Paraná, tem sua origem na língua tupi e significa "Terra Bonita": IBI = terra + PORÃ = bonita. Na língua guarani, o mesmo nome significa "habitante da terra". A denominação foi extraída do ribeirão de mesmo nome (Ibiporã), que passa nas proximidades da sede do município, com nascente em Londrina, e que deságua no Ribeirão Jacutinga, um dos afluentes do Rio Tibagi, no vale no qual está localizada a cidade de Ibiporã.

Os primeiros habitantes que se fixaram em definitivo no atual território de Ibiporã instalaram-se no início da década de 1930, ocupando algumas áreas rurais isoladas. A região era praticamente desabitada, existindo apenas vestígios de ocupação anterior por índios nômades e esparsas roças de caboclos.

A partir de 1933 começaram a chegar os primeiros moradores para ocupar áreas rurais em caráter definitivo. O grande crescimento da região deveu-se ao excelente solo, à exuberância das matas e palmitais, às boas oportunidades de aquisição de propriedades, à construção da estrada de ferro pela Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, que estendeu suas linhas de Cambará às localidades recém fundadas para ser usada como meio de transporte pelos colonos e também escoamento da safra agrícola.

Em 20 de julho de 1936, o engenheiro Alexandre Gutierrez Beltrão fundava, nas terras concedidas pelo Governo do Estado, a cidade de Ibiporã. Entre 1929 e 1934 Ibiporã pertenceu ao município de Jataizinho. A partir de 6 de junho de 1934 passou a pertencer ao município de Sertanópolis. Ibiporã pertenceu ainda por um curto período a Londrina, no ano de 1938, e em 1º de janeiro de 1939, com a nova divisão territorial do Estado, tornou-se distrito de Sertanópolis. Surgia assim a "Vila Ibiporã".

Em 11 de outubro de 1947, por meio da lei nº. 02/47 sancionada pelo Governador Moisés Lupion, foi criado o município de Ibiporã, desmembrado do município de Sertanópolis, mantendo os limites anteriores. No dia 8 de novembro de 1947, procedeu-se a instalação do município, empossando-se ao mesmo o primeiro prefeito, o Sr. José Pires de Godoy. A primeira eleição foi realizada também em 1947, sendo escolhido por sufrágio popular o Sr. Alberto Spiaci. Sua gestão foi de 1947 a 1951, formando uma Câmara Municipal. Este iniciou também o posto de saúde, o grupo escolar, o serviço de água, a coletoria estadual e o matadouro municipal.

Precisamente a 9 de julho de 1954 foi instalada a Comarca de Ibiporã, tendo como primeiro Juiz de direito o Dr. José Arruda Santos e como promotor da justiça o Dr. Antônio da Silveira Santos, desmembrando-se assim, definitivamente, da Comarca de Sertanópolis, tornando-se uma cidade juridicamente independente.

O Município, hoje com 53.356 habitantes (população estimada pelo IBGE para 2017), é a 23ª economia do estado, possui um elevado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e é um polo de desenvolvimento que tem atraído indústrias e grandes empresas devido à sua localização estratégica no País, incentivo à industrialização e também em função das políticas públicas focadas na capacitação e qualidade de vida do cidadão implantadas pela administração pública municipal.