Publicado em: 16/11/2017 15:01

Alunos e professores são homenageados pela Sicredi/União

Alunos e professores são homenageados pela Sicredi/União Alunos e professores são homenageados pela Sicredi/União

Alunos e professores da Escola Municipal Alice Roma, no Jardim San Rafael, participantes do programa "A União Faz a Vida", da Cooperativa Sicredi/União, foram presenteados neste início de semana com lembranças em homenagem ao Dia das Crianças e dos Professores, comemorados nos dias 12 e 15 de outubro, respectivamente.

Cada professor ganhou um estojo e um pen drive. Para as crianças, um kit contendo livro e uma bolsa do projeto. A entrega foi feita pelo gerente da agência Sicredi/Ibiporã, Rosiel Martins, pela secretária de Educação, MargarethColoniezi, e pela assessora pedagógica Josilaine Margonato. Todos os 1.700 alunos de 24 escolas municipais e os 120 professores participantes do programa também foram presenteados.

Criado há 22 anos, o programa, de abrangência nacional, tem como objetivo desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. O propósito do 'A União faz a Vida' é disponibilizar uma metodologia prática em que os alunos são incentivados a terem mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas, privadas ou de instituições participantes, que também recebem capacitação para aplicar o método.

Depois, o programa é aplicado na prática. Nesta etapa, professores e alunos definem uma temática que será abordada durante o ano letivo, envolvendo o conteúdo das disciplinas. O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos.

Os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo serão apresentados nos dias 27, 28 e 29 de novembro, a partir das 13 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli, com exposições, teatros e música.