Publicado em: 16/11/2017 16:28

Obras são concluídas em Ibiporã

Obras são concluídas em Ibiporã Obras são concluídas em Ibiporã

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Obras, concluiu várias obras realizadas em ruas e avenidas do município durante este ano. Nas vias públicas foram executadas pavimentação asfáltica, construção de meios-fios e calçadas, além de manutenção de bocas de lobo e galerias pluviais. Algumas das obras foram iniciadas pela gestão anterior, sendo finalizadas pela atual gestão. Cerca de R$ 800 mil, com recursos municipais, foram aplicados para a execução das obras.

Nesta sexta-feira (17), às 9 horas, será realizada a entrega da obra executada na Rua Lions Club e Rua Margaridas, na Vila Ribeiro. As duas ruas foram pavimentadas já que ambas ainda não eram asfaltadas, com isso ganharam uma nova cara com revestimento asfáltico e sinalizações de trânsito. Além delas, parte da Avenida André Sert, que ainda não era pavimentada, também foi contemplada e recebeu um asfaltamento. A inauguração dessa obra será na próxima quarta-feira (22), também às 9 horas.

Na Rua Porecatu, no Jardim San Rafael, também foi realizado recape asfáltico, utilizando a técnica de microrrevestimento. Além disso, a via ganhou novas bocas de lobo (bueiros), meio fio, calçadas, redutores de velocidade, sinalizações e ciclovia para proteger as três nascentes naquele trecho.

A obra também se estendeu para a margem da BR-369 (Rua Ronat Walter Sodré), que fica próxima à Porecatu, na qual suas galerias pluviais e tubulação, que direciona a água da chuva para o Córrego Irara, receberam manutenção, atendendo a solicitação do Ministério Público, devido o aumento da erosão no local, já que a tubulação estava quebrada, colocando em risco a vida dos moradores. A Ronat Sodré também foi contemplada com calçada e gramado.

O evento de inauguração desta obra será no dia 25 (sábado), às 9 horas, e contará com a "Praça da Alegria", com atividades recreativas e serviços para a comunidade. Segundo o secretário de Obras, Alexandre Ferreira, há muito tempo não se realizava uma reforma do tipo na região. "Há mais de 20 anos não ocorria a manutenção das galerias pluviais. A tubulação que existia estava quebrada e as bocas de lobo eram pequenas. Agora, com a reforma, a região contará com novas galerias, além de uma calçada com meio fio", explica o secretário.

Outras ruas e avenidas também receberam melhorias, entre elas a Rua João Marques - com recuperação de pavimento, Rua Alfredo Rodrigues - com pavimentação, Avenida Londrina - pavimentação asfáltica, Avenida Ibraim Prudente da Silva (entre os Conjuntos Azaléia e Miguel Petri) - pavimentação asfáltica e meio fio, Avenida JK - recape asfáltico, além das obras de recape e finalização da rotatória entre a Avenida Engenheiro Beltrão e a Rua Duque de Caxias.

Ainda de acordo com Alexandre Ferreira, a execução das obras tem a finalidade de oferecer uma locomoção mais segura e acessível à população ibiporaense. "Com essas obras, os munícipes terão mais acessibilidade, sendo possível, agora, se locomoverem de um ponto ao outro com mais facilidade, por meio de vias pavimentadas e repaginadas", ressalta o secretário.

Alexandre conclui que em 2018 a Secretaria Municipal de Obras continuará sendo a responsável em oferecer várias soluções aos problemas viários do município. "No ano que vem, a Secretaria de Obras prosseguirá com as ações de manutenção e melhoramento das vias de Ibiporã, com a responsabilidade de desenvolver e executar projetos objetivando o bem estar da população, tornando a cidade cada vez mais agradável e segura de se viver", finaliza Ferreira.