Publicado em: 21/11/2017 10:24

Disputa de torneios encerram atividades do “Projeto Movimento”

Disputa de torneios encerram atividades do “Projeto Movimento” Disputa de torneios encerram atividades do “Projeto Movimento”

O "Projeto Movimento", voltado à iniciação esportiva de crianças e adolescentes de seis a 15 anos, encerrou as atividades de 2017 com a realização de torneios nas seguintes modalidades: basquete, futsal, vôlei, atletismo, tênis, tênis de mesa, xadrez e ginástica rítmica. Cerca de mil crianças atendidas pelo projeto ao longo deste ano participaram do Festival Movimento, o qual integrou as comemorações pelos 70 anos de emancipação política de Ibiporã. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serla).

O festival iniciou com as disputas de basquete, no dia 4 de novembro, no Ginásio de Esportes do Jardim Pérola. Noventa crianças e adolescentes entre oito e 13 anos participaram do evento.

No dia do aniversário de Ibiporã, 8 de novembro, aconteceu o festival de atletismo (corrida, lançamento de dardo e salto em distância), com a participação de 120 crianças e jovens entre 10 e 15 anos,  no Carecão.

No dia 11, ocorreu o I Festival de Ginástica Rítmica no Ginásio do Jardim Pérola, com apresentações de 72 meninas, de 6 a 13 anos, de três turmas, dos ginásios Gnann, Munhecão e Pérola. A modalidade começou a ser ofertada pelo projeto em junho. No mesmo dia, o Estádio José dos Santos (Campo Estrela) recebeu as partidas de futebol suíço do projeto.

O encerramento do "Projeto Movimento" ocorreu no último sábado (18), no Ginásio do Pérola, com a realização das oitavas, quartas, semifinal e final do "II Torneio de Tênis de Mesa", nas categorias A (adulta) e B (infantojuvenil - até 13 anos). "O festival esportivo é uma forma de os participantes dos polos se conhecerem e confraternizarem. Premiamos os primeiros colocados de cada modalidade com troféus, mas todos ganharam medalha de participação, independente do resultado", explica o coordenador do projeto, professor Cléber Ludwig.

Além das atividades gratuitas de iniciação esportiva nos ginásios, quadras esportivas e escolas municipais de Ibiporã, o "Projeto Movimento" também oferece alongamento e orientação quanto ao uso dos aparelhos instalados nas Academias ao Ar Livre. As aulas são ministradas por estagiários de Educação Física supervisionados por técnicos desportivos da Serla. Em 2018, além das modalidades que o projeto já oferece também começarão a ser ofertadas aulas de handebol.

Segundo a secretária de Esportes, Claudia Guandalini, "o "Projeto Movimento" vem cumprindo o objetivo de atender o maior número possível de cidadãos ibiporaenses gratuitamente, buscando proporcionar aos envolvidos um meio de valorizar e enfatizar as vivências motoras através da iniciação esportiva, atender crianças e adolescentes em horário de contraturno, livrando-os de situações de vulnerabilidade, além de fomentar e abastecer as escolinhas esportivas do município com o surgimento de novos talentos".

Interessados em participar do projeto podem se inscrever pelo telefone - 3178-0204, ou na sede da Secretaria de Esportes - Rua João Barreto, 505, Jd. Pérola). Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.