Educação

 

Publicado em: 27/11/2017 09:47

Colégio Teothônio Vilela vence III Prêmio Rubem Alves


Whatsapp

 

Colégio Teothônio Vilela vence III Prêmio Rubem Alves Colégio Teothônio Vilela vence III Prêmio Rubem Alves

 

A Câmara Municipal de Ibiporã realizou na noite de terça-feira (28) a solenidade de encerramento do III Prêmio Rubem Alves, que foi instituído pela Resolução 007 de 23 de dezembro de 2014, de autoria do vereador Roberval dos Santos (PSDB).

 

Os vencedores foram os estudantes do Colégio Estadual Teothônio Brandão Vilela, que apresentaram o projeto com o tema "Violência Contra a Mulher". Em segundo lugar, ficou o projeto dos estudantes do Colégio Estadual Olavo Bilac, com o tema "Intervenção Militar"; em terceiro lugar, a equipe do Colégio Estadual Unidade Polo, cujo projeto apresentando se intitulou "Empatia"; e, em quarto lugar os alunos do Colégio Estadual Basílio de Lucca, com o tema "Tributos".

 

Sob o comando do mestre de cerimônias Cleber Pontes, a Sala de Sessões da Câmara de Vereadores estava completamente lotada por estudantes, professores, diretores, coordenadores, pais de alunos e membros da comunidade em geral.

 

A cerimônia de premiação começou com a formação da mesa de autoridades com o presidente da Câmara Municipal de Ibiporã, vereador Roberval dos Santos; o prefeito João Toledo Coloniezi (PMDB); a secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi; Darjan Balduino, representante do juiz Sérgio Aziz Neme; e os vereadores Ilseu Zapelini (PSDB), Kleber Machado (PR), Mari de Sá (PMDB), Miro Despachante (PPS), Professor Abreu (PSC), Rafael da Farmácia (PSB), Victor Carreri (PPS) e Zezinho Estoril (PSC).

 

Após a execução dos hinos Nacional Brasileiro e de Ibiporã, o pastor Eder Mendes, da Igreja Presbiteriana Renovada, representando a Omei (Conselho de Pastores), fez uma oração.

 

O prefeito João Coloniezi foi o primeiro a discursar, ressaltando a importância da participação popular, principalmente dos jovens, no envolvimento com a política local. Disse também que ao participar de um evento em Londrina recebeu uma semente que, por coincidência, continha uma mensagem do escritor Rubem Alves sobre a importância da educação cidadã.

 

O presidente da Câmara, vereador Roberval dos Santos, autor do projeto que criou o Prêmio Rubem Alves usou da palavra em seguida, destacando a participação dos alunos na formulação de projetos para a cidadania. "Nós precisamos cada vez mais em nossa sociedade de lideranças, de homens e de mulheres, que se disponham não só a cobrar, mas também participar e buscar uma melhora na nossa condição de vida, atingir uma sociedade melhor. Então muito obrigado pela presença de todos os alunos, porque vocês é que tornam o Prêmio Rubem Alves importante dentro da nossa Cidade", agradeceu o vereador Roberval dos Santos.

 

Em seguida, o mestre de cerimônia convidou os jurados para ocuparem seus assentos: o prefeito João Coloniezi; o vice-presidente da Câmara, vereador Victor Carreri; o representante do Poder Judiciário, Darjan Balduino; os representantes da comunidade, Daniela Dourado e Celso Galdino; o representante da OAP/PR, Bruno Zanoni Cembraneli; e as professoras Eunice de Melo, Rita Paduan e Tereza Carimata.

 

APRESENTAÇÕES - A primeira equipe a se apresentar foi a do Unidade Polo, com os alunos explicando o projeto da "Empatia", com orientação da professora Valéria Camila Bercini, afirmando que a compaixão leva a ação, e demonstrando as diferenças com a simples simpatia, que é você identificar o problema do outro, mas sem uma atitude transformadora, ao contrário da empatia, quando se coloca no lugar do outro em busca de uma solução conjunta dos problemas.

 

Depois foi a vez dos alunos do Basílio de Lucca, que apresentaram o tema "Tributos", sob orientação dos professores Adriana Souza Barros e Jair Justino da Silva, demonstrando a importância do pagamento dos impostos e taxas para que o dinheiro arrecadado pelo Município seja revertido em benefícios para a própria população, através de obras, educação, saúde, etc.

 

A terceira escola a fazer sua apresentação foi o Olavo Bilac, com o tema "Intervenção Militar", com orientação dos professores Gerson Mori e Jasiel do Nascimento. Fizeram uma explanação sobre a época da ditadura (1964-1985) e uma crítica ao momento atual da política com várias denúncias de corrupção.

 

Os alunos do Teothônio Vilela foram os últimos a se apresentar, com o tema "Violência contra a Mulher", sob orientação da professora Nataly Nunes. Eles exploraram as "Cartas de Maria", onde mulheres anônimas escreveram depoimentos sobre as violências domésticas que sofreram de companheiros, pais, amigos e parentes mais próximos, e pediram políticas públicas para o enfrentamento desse problema que atinge todas as classes sociais.

 

Os votos foram apurados assim que finalizaram as apresentações, com o resultado sendo anunciado na hora. Os três primeiros colocados receberam placas de honra ao mérito e todos os participantes tiveram direito às medalhas de participação.

 

A equipe do Teothônio Vilela também recebeu como prêmio uma viagem de visita técnica a Curitiba para a Assembleia Legislativa do Paraná e Palácio Iguaçu, onde poderão conhecer a estrutura à qual atuam os deputados estaduais e o governador.

 

OBJETIVOS - O objetivo do vereador Roberval dos Santos com a propositura do Prêmio Rubem Alves, sempre foi aproximar a política com a comunidade, e principalmente dos jovens. Desta forma, apresentar a política como instrumento de transformação da sociedade e incentivar a participação da juventude estudantil na proposição de soluções, pela conscientização e compreensão da matéria.

 

O prêmio é destinado à participação dos alunos dos colégios estabelecidos no município de Ibiporã para turmas dos três anos do Ensino Médio, da rede pública e particular.

 

Este ano, foram quatro projetos concorrendo ao Prêmio, com a inclusão digital, onde os alunos de cada projeto inscrito gravaram um vídeo e lançaram na "fan page" - https://www.facebook.com/camara.ibipora.rubemalves/ - do III Prêmio Rubem Alves. Os alunos tiveram que divulgar os vídeos e obter "curtidas" para pontuação.

 

"Isso realmente nos surpreendeu pelo número de visualizações de cada vídeo. Acreditamos realmente que, com um maior conhecimento do Prêmio, teremos grande interação dos alunos, professores e da comunidade ibiporaense nos próximos anos, e consequentemente uma sociedade mais preocupada nas soluções das problemáticas do Município", afirmou o vereador Roberval dos Santos.

 

O ganhador do II Prêmio Rubem Alves, em 2016, foi o Colégio Estadual Basílio de Lucca, com o tema "A Arte do Lixo". Em 2015, na primeira edição, a vitória ficou com o Colégio Estadual Unidade Polo, com o projeto "Controle de Zoonose".

 

 

 

 


Imagens